Nova Friburgo sem gratuidade nos ônibus no segundo turno

"Incremento de gratuidade, ainda que por um dia, implica no desequilíbrio econômico-financeiro entre as partes"
quinta-feira, 27 de outubro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Nos ônibus urbanos de Nova Friburgo não haverá gratuidade nas passagens no dia da votação (Foto: Henrique Pinheiro)
Nos ônibus urbanos de Nova Friburgo não haverá gratuidade nas passagens no dia da votação (Foto: Henrique Pinheiro)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na terça-feira, 25, uma instrução para garantir que estados e municípios possam oferecer transporte público gratuito aos eleitores no segundo turno das eleições, no próximo domingo, 30. Pela medida, governadores e prefeitos que decidirem ofertar transporte público no dia da eleição não poderão sofrer punições pela Lei de Responsabilidade Fiscal por empregarem dinheiro público para custear a medida. Além disso, poderão ser oferecidas linhas especiais para locais de longa distância, com contratação de ônibus escolares. O serviço de transporte não poderá ser reduzido nos locais onde já são oferecidos, sob pena de caracterização de crime eleitoral. 

Em Nova Friburgo, a prefeitura informou ontem, 26, que não concederá a gratuidade nos ônibus, embora “tenha esse desejo”, pois a prestação do serviço de transporte público está fundamentada na contratação emergencial originada de acordo judicial, portanto, com contrato sub júdice, entre o município e a empresa Friburgo Auto Ônibus (Faol). Em nota, a prefeitura informou que “a gratuidade se dá aos que têm direito em lei e o incremento de gratuidade, ainda que por um dia, implica no desequilíbrio econômico-financeiro entre as partes, o que necessita de acordo prévio e fonte de custeio.”

A Prefeitura de Nova Friburgo informou também que repassa mensalmente, à empresa Faol, um subsídio decorrente do déficit tarifário, mantendo o valor da tarifa em R$ 4,20. Portanto, tendo assim a fonte de custeio já comprometida com o subsídio.

Para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, a medida é uma política pública que favorece a democracia. “Sabe-se que grande parte da abstenção nas eleições se dá porque algumas pessoas não têm dinheiro para o transporte e em algumas localidades não há transporte necessário”, afirmou. Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou a disponibilização da gratuidade no transporte público no domingo que vem, dia da votação, acatando ação protocolada pelo partido Rede Sustentabilidade.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: