Nova Friburgo poderá ter a Semana da Agricultura Familiar

Projeto aprovado pelos vereadores propõe a promoção de políticas públicas para o setor e estímulo a eventos festivos
quinta-feira, 15 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

A Câmara Municipal de Nova Friburgo aprovou, por unanimidade, em segunda discussão, o projeto de lei, de autoria dos vereadores Vanderleia Abrace Essa Ideia e Dirceu Tardem, que institui a Semana Municipal da Agricultura Familiar. O período festivo vai acontecer anualmente na semana do dia 25 de julho, quando é celebrado o "Dia Internacional da Agricultura Familiar". Na justificativa, Vanderleia cita números que reiteram a importância dos agricultores familiares no cenário friburguense e nacional.

De acordo com o projeto, os principais objetivos são fortalecer, apoiar e incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar no âmbito municipal e suas formas associativas, promover políticas públicas e ações de apoio visando o fortalecimento e expansão da agricultura familiar no município, aumentar a visibilidade dos agricultores familiares, incentivar o aperfeiçoamento das técnicas de produção, apresentar e divulgar os produtos e criar espaços de debate.

O texto também sugere a realização de seminários e palestras no evento que acontece na zona rural do município, onde abrange um grande número de agricultores familiares pela grandeza do evento que é a Festa do Colono, tornando-se um espaço de discussão com o intuito de aproximar os agricultores para dividir experiências e perspectivas do meio da agricultura, visando o fortalecimento da agricultura familiar. 

Segundo o projeto, as comemorações referentes à "Semana Municipal da Agricultura Familiar" passarão a integrar o Calendário Oficial de Datas Comemorativas e Eventos realizados em Nova Friburgo. As atividades poderão ser organizadas pela Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento com parceria das secretarias que tenham afinidades com a questão, bem como, o Instituto estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), sindicatos, cooperativas, associações, Câmara de Vereadores e sociedade civil.

“A importância da agricultura familiar se dá em diferentes aspectos: na produção de alimentos para toda a sociedade, na geração de matérias primas para posterior industrialização na geração de empregos, no desenvolvimento da economia, na geração de riquezas e no aumento das exportações. Considerando os dados, de acordo com dados do último censo agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que concentra as estatísticas mais detalhadas sobre a agricultura familiar, só o setor é responsável por cerca de 70% dos alimentos produzidos no Brasil, constituindo a base econômica de 90% dos municípios brasileiros e respondendo por 35% do produto interno bruto (PIB) nacional”, reforça um trecho da justificativa do projeto.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: