Nova Friburgo e sua rica história

Implantação de indústrias e afluência de turistas atraídos pelas belezas naturais da zona montanhosa e do clima privilegiado, colocou a cidade em evidência no mapa do Brasil
segunda-feira, 15 de maio de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Até 1755, a região da atual Nova Friburgo era habitada pelos índios coroado e puri, além dos portugueses. Em 16 de maio de 1818, Dom João VI baixou um decreto propondo uma colonização planejada, para estabelecer uma colônia de 100 famílias suíças na Fazenda do Morro Queimado, no distrito de Cantagalo. 

Entre 1819 e 1820, a região recebeu 265 famílias suíças, num total de 1.458 imigrantes, batizada com o nome de Nova Friburgo, em homenagem à cidade de onde partiu a maioria das famílias. Foi também o primeiro município brasileiro colonizado por alemães, com a chegada de 456 imigrantes, em 3 de maio de 1824, três meses antes de outro grupo chegar à cidade de São Leopoldo (RS). Nova Friburgo foi a primeira colônia não portuguesa a ser fundada no Brasil, em caráter oficial.

Em 1836, a região prosperava com a criação de pequenos animais e agricultura de subsistência (hortaliças, milho, batata e toucinho, entre outros), comercializados nas feiras de domingo. Ao longo dos anos, os antigos alojamentos dos colonos foram sendo transformados em hospedarias para os viajantes que afluíam à região. 

Com o tempo, a hospitalidade se tornaria uma tradição do povo friburguense, alavancando o turismo local. Mais tarde, vieram os imigrantes italianos, espanhóis e libaneses, o progresso, a economia de Nova Friburgo, que foi elevada à categoria de cidade, em 1890. 

A implantação de indústrias e afluência de turistas atraídos pelas belezas naturais da zona montanhosa e do clima privilegiado, colocou a cidade em evidência no mapa do Brasil. Os colégios Freese, Anchieta e N.S. das Dores atraíam um grande número de jovens de diversos estados que movimentavam a vida econômica e social da cidade, também impulsionada pelo desenvolvimento das fazendas de café, em Cantagalo. E assim, Nova Friburgo prosperou como importante núcleo urbano.  

A partir de 1910, a cidade — que até o século anterior devia seu progresso ao desenvolvimento da lavoura, café e ao seu clima seco ideal para tratamento da saúde —, comemorou a chegada dos alemães Julius Arp e Maximilian Falck que se tornariam pioneiros da era industrial friburguense. Suas primeiras indústrias foram instaladas no município, em 1912, originando um novo processo de desenvolvimento.

Aos poucos foram surgindo novos alojamentos, hotéis de trânsito, de luxo, além de inúmeras pousadas (a cidade chegou a possuir mais de 4.000 leitos), além de cinemas, restaurantes e um variado comércio. E assim se desenvolveu Nova Friburgo, hoje uma cidade moderna e progressista, com 200 mil habitantes. (Fonte: portal.iphan.gov.br)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: