No mês de conscientização sobre perigos no trânsito, acidentes chocam pela violência

Pelo menos duas mortes em colisões foram registradas em uma semana
terça-feira, 09 de maio de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Todos os anos, é realizada no Brasil a campanha ‘’Maio Amarelo’’, que valoriza a necessidade de mais conscientização de motoristas e pedestres sobre segurança no trânsito e os inúmeros prejuízos causados por acidentes. A morte é o maior deles. Neste mês de alerta e prevenção aos acidentes já foram registradas pelo menos duas mortes causadas por colisões nas vias de Nova Friburgo. No último sábado, um homem, de 30 anos, morreu atropelado na Avenida Emil Cleff (trecho urbano da RJ-116), na altura do quilômetro 78, na pista de sentido Ponte da Saudade, próximo à fábrica Ypu. Outras duas pessoas ficaram feridas neste acidente . Segundo apurado com testemunhas, a vítima caminhava pela calçada e foi atropelada por um veículo desgovernado que caiu no leito do Rio Santo Antônio.  

No último dia 1º, o trânsito friburguense fez outra vítima fatal: um motociclista, de 20 anos, atingido por um carro próximo ao condomínio Terra Nova, no distrito de Conselheiro Paulino. O rapaz chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no dia seguinte no Hospital Municipal Raul Sertã.

Mais acidentes

Na noite da última quinta-feira, 4, um motoboy também foi atingido por um carro, na Avenida Governador Roberto Silveira, altura do Prado, em Conselheiro Paulino. De acordo com informações de testemunhas, um carro cruzou a pista para entrar na rua ao lado do Colégio Municipal Rui Barbosa, atingindo a moto que seguia em direção a Conselheiro Paulino.

O rapaz foi levado para o Hospital Municipal Raul Sertã e, de acordo com as redes sociais de familiares e amigos, a vítima sofreu fraturas nos dois braços e nas duas pernas, sendo necessárias intervenções cirúrgicas.

Número de acidentes em Nova Friburgo

De acordo com  a Secretaria de Estado de Defesa Civil, até o último domingo, 7, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atendimentos em 17 ocorrências de acidentes. Entre janeiro e abril deste ano, foram 234 acionamentos para esse tipo de socorro. Durante todo o ano passado, o município registrou, de acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Civil, 466 acidentes com automóveis, 427 com motocicletas e 23 com caminhões.

Os dados da prefeitura mostram que mais de 260 pilotos foram atendidos na unidade de 1º de janeiro até 22 de abril de 2023. Em janeiro foram registrados 69 casos de acidentes envolvendo motos, com os motociclistas atendidos no Hospital Raul Sertã. Em fevereiro, 79; em março, 77; em abril (até o dia 22), 37.

Para promover o debate e orientações, principalmente ao público-alvo, que são os motoristas, os profissionais da Saúde e da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) estão realizando atividades com os pacientes da ortopedia do hospital, levando a informação para evitar que os casos continuem acontecendo. Uma cartilha também será liberada para diversos setores com instruções para diminuir os dados. A nível nacional, segundo o Ministério da Infraestrutura, acidentes de trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no Brasil.

Contribua fazendo a sua parte

1- Tenha cautela no trânsito, dirija por você e pelo outro;

2- Não utilize o celular enquanto dirige. Além de ser perigoso é uma infração, que prevê multa;

3- Faça a manutenção regularmente do seu veículo;

4- Se beber, é claro, não dirija;

5- Use o cinto de segurança, mesmo sendo passageiro. Ele salva vidas.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: