Mostra da Socioagrobiodiversidade chega à 5ª edição

“Paisagens, águas e florestas” será o tema do evento que acontece neste sábado
sexta-feira, 09 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

A 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade chega a sua quinta e penúltima edição neste sábado, 10, das 9h às 19h, na Usina Cultural Energisa, na Praça Getúlio Vargas, 55, e discutirá o tema “Paisagens, águas e  florestas”. 

Nessa versão, a coordenação do evento detalha que as organizações não governamentais (ONGs) e a sociedade civil terão papéis de destaque com apresentações de projetos socioambientais e que desenvolvem a conservação do bioma da região. 

A temática desta edição trará abordagens compatíveis da socioagrobiodiversidade, realizadas em consonância com as diretrizes em unidades de conservação governamentais ou particulares (Áreas de Proteção Ambiental – APAs e Reservas Particulares do Patrimônio Natural - RPPNs).  

Baseada nisso, a roda de conversa, que começará às 14h, trará discussões tais como, a conservação ambiental ou recomposição florestal (produção de mudas da Mata Atlântica), turismo eco científico, ecoturismo e turismo etnoecológico; visitações guiadas; botânica;  bromélias e orquídeas; técnicas de conservação em Área de Proteção Permanente (APP), reserva legal, mata ciliar, meliponicultura, entre outros assuntos. 

Para tratar desses temas foram convidados Bernardo Furrer, da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN Rio Bonito de  Lumiar), que abordará “A importância das unidades de conservação na preservação do ambiente com foco nas unidades de proteção integral, como as RPPNs”; Marina Figueira de Mello, do Viveiro da Mata Atlântica, que falará sobre a “Valorização das Florestas Nativas”; e Alessandra Scilla, representando o Coletivo Ibipuris, a Ecovila Ibipuris, que conversará sobre “Sonhalizar: cocriando a Ecovila”. Esses assuntos serão mediados pelo biólogo, analista ambiental e professor, Maycon Saviole da Costa. 

Abordando a conservação ambiental, a Mostra terá expositores com produtos e serviços dessemelhantes na Feira Biocultural, que acontece durante todo o dia. A organização da 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade informa ainda que está aberta a chamada pública para quem desejar participar como expositor da última edição da Feira Biocultural (Luta pela Terra). As inscrições são gratuitas. Os critérios de participação estão disponíveis em um formulário, cujo link está divulgado nas redes sociais da mostra:  Facebook /socioagrobiodiversidade.nf e Instagram @socioagrobiodiversidade_nf . 

A 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade é uma realização de Na rede com Scheila, com da concessionária de energia elétrica Energisa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria  Estadual de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta ainda com o apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, além das parcerias com a Universidade Federal do Rio de Janeiro - (Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH /  Instituto de Psicologia – IP / Diretoria Adjunta de Extensão – DAEXT), com o Programa de Extensão Saberes e Ocupações Tradicionais; com a Reserva Ecológica Rio Bonito de Lumiar Rebio, e com os projetos Takakurando, Organokits, Reciclotrom e Instituto Araticum.

Mais informações pelo e-mail: sociobiodiversidadefriburgo@gmail.com ou pelos telefones: (22) 99211-8151 (Alessandro Rifan)  e (22)98146-2493 (Scheila Santiago).

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: