Morre Dr. Jesuíno Olívio da Cunha

A direção do jornal A Voz da Serra, de quem o doutor Jesuíno era um dos mais antigos assinantes e amigo, se solidariza com familiares, amigos e colegas do estimado médico, neste momento de profunda dor
segunda-feira, 22 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
Morre Dr. Jesuíno Olívio da Cunha

Mensagens pelo falecimento do Dr. Jesuíno Olívio da Cunha

Faleceu na quinta-feira passada, 18, aos 93 anos, no Hospital São Lucas, em Nova Friburgo, o renomado médico cardiologista doutor Jesuíno Olívio da Cunha. Em sua homenagem póstuma, o cirurgião cardíaco Gustavo Ventura Couto dedicou o texto a seguir:

“O doutor Jesuíno Olívio da Cunha foi um grande incentivador e promotor da cardiologia em Nova Friburgo e região. Foi ele quem, há exatos 26 anos — quando visitei o hospital São Lucas, em face do tratamento de saúde de meu saudoso pai —, me apresentou o projeto de expansão do setor de Cardiologia com o objetivo de tornar o hospital uma referência cardiológica em Friburgo e região. 

O entusiasmo e a felicidade estampadas em seu olhar brilhante, esbanjando sinceridade e vibração, me levaram a apresentar uma "contraproposta" para participar da elaboração, formação da equipe multidisciplinar e da execução do setor de cirurgia cardiovascular. 

Imediatamente ele abraçou a minha proposta, juntamente com os doutores Hebson Deslandes e Chamberlain Noé, e fui aprovado para desenvolver o serviço, onde atuei, até recentemente, exclusivamente naquele hospital. O doutor Jesuíno foi um mestre, estudioso e sempre atualizado com a cardiologia brasileira e, em especial, em convenções internacionais. 

Uma perda lamentável, mas que deixou um legado excepcional a todos os cardiologistas de Nova Friburgo. Muito obrigada, doutor Jesuíno! Descanse em paz, certo de que cumpriu sua missão de forma exemplar, a ser admirado e seguido por aqueles que tiveram, como eu e minha equipe, a oportunidade de aprender e se espelhar no seu exemplo profissional. Seu legado jamais será esquecido!”

//////////////////

O médico-cirurgião José Antônio Verbicário Carim lembra que “Jesuíno foi um frequentador assíduo de congressos no exterior, praticamente o único da classe médica a participar desses eventos entre as décadas de 1960 a 1990. 

Juntamente com mais 14 médicos, ele foi responsável pela compra de terreno do doutor Dermeval Barbosa para a construção do Hospital São Lucas. Era amigo dos cirurgiões paulistas Zerbini [Euryclides de Jesus Zerbini, professor e pioneiro da cirurgia cardíaca no Brasil e do transplante cardíaco no mundo] e Adib Jatene. 

Nos congressos que realizávamos em Nova Friburgo, era ele quem convidava os renomados médicos para dar palestras. Inicialmente, veio o doutor Zerbine (em duas ocasiões), e depois o doutor Adib Jatene, várias vezes, sempre ciceroneado pelo cardiologista mais importante da região.

Jesuíno honrava a profissão que abraçara, atendendo também pessoas humildes em seu consultório particular. Foi um médico carismático, querido e de alto nível científico!”

//////////////////

“Aos familiares e amigos. Prezados colegas, é com imenso pesar que comunico o falecimento do dr. Jesuíno Olívio da Cunha, ‘que descansou, tirou férias’, assim como foi dito pelo professor Jatene, que era seu amigo, quando do falecimento do professor Zerbini. 

Fica a saudade e admiração pelo profissional e amigo, o mesmo que, pessoalmente, me apresentou ao professor Cantídio Drummond, ao ingressar no internato, na 6ª Enfermaria da Santa Casa do Rio de Janeiro. Onde cursei, posteriormente, a residência, abrindo, assim, as portas para tudo em minha carreira, desde 2001. 

Fellow do ACC, o doutor Jesuíno prestou grande serviço à cardiologia de Nova Friburgo, e consequentemente, ao Estado. 

Aproveitou a vida de forma plena, exercendo a medicina até três anos atrás, estando lúcido até próximo ao seu falecimento”. (Dr. Gustavo Borges Barbirato)

A direção do jornal A Voz da Serra, de quem o doutor Jesuíno era um dos mais antigos assinantes e amigo, se solidariza com familiares, amigos e colegas do estimado médico, neste momento de profunda dor.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: