Moradores reclamam de lixo acumulado na Praça Dermeval

“Alguns estabelecimentos comerciais estão usando os contêineres para descarte irregular”, diz prefeitura
quinta-feira, 17 de agosto de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Leitor via WhatsApp)
(Foto: Leitor via WhatsApp)

A redação de A VOZ DA SERRA tem recebido nesta semana diversas denúncias sobre o lixo acumulado nas caçambas destinadas à coleta de “resíduos seletivos” localizadas na Praça Dermeval Barbosa Moreira, junto ao Centro de Turismo. 

Moradores do entorno reclamam sobre a localização das lixeiras, que, segundo eles, acabam poluindo visualmente um dos pontos turísticos da cidade, e também do acúmulo, já que as mesmas não estão comportando a quantidade de lixo. “Às 11h11 desta quarta feira, 16, ainda não havia sido coletado o lixo reciclável. Apenas o lixo normal foi retirado. Já são 14h45 e só aumenta o lixo reciclável”, relatou um morador. 

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo que nos respondeu: “À Subsecretaria de Serviços Concedidos, a empresa concessionária e responsável pela coleta sofreu um atraso nesta quarta-feira, 16, em função da quebra de um equipamento, mas que todo o lixo seria recolhido até as 17h. Informou ainda que os contêineres da foto estão sendo utilizados tanto para lixo seletivo como para lixo domiciliar, mas que alguns estabelecimentos comerciais estão usando esses recursos para descarte irregular. A empresa também já está instruindo esses estabelecimentos para fazerem o descarte de forma regular.”

A importância da reciclagem 

São muitas as vantagens da separação do lixo doméstico. Além de diminuir os lixões e aterros sanitários, a maioria dos resíduos não-orgânicos que são gerados em casa pode ser reciclada, o que economiza recursos naturais. A separação do lixo é fundamental para a conservação do meio ambiente, para a saúde pública e para a economia. 

Dicas para separar o lixo

Separe o lixo orgânico do reciclável; coloque os resíduos para coleta somente nos dias que o caminhão passar e fora do alcance dos animais; encaminhe os resíduos limpos para a reciclagem; se os vidros estiverem quebrados, embale e identifique os resíduos para que os coletores não sofram acidentes.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: