Ministério cria o Disque-Esporte para receber denúncias

Utilização do Disque-Esporte para receber denúncias é parte de um plano de ação do Governo Federal para o combate ao racismo
sexta-feira, 24 de novembro de 2023
por Vinicius Gastin
Brasileiro Vini Jr. foi um dos jogadores vítima de atos racistas recentes no futebol (Fotos: Divulgação)
Brasileiro Vini Jr. foi um dos jogadores vítima de atos racistas recentes no futebol (Fotos: Divulgação)

O Ministério do Esporte disponibilizou um telefone gratuito para receber denúncias de racismo para atletas, torcedores e a população em geral. É o Disque-Esporte: 0800-942-9100. O canal de denúncias também passou a ser divulgado pelo site Observatório da Discriminação Racial no Futebol, considerado o maior canal de monitoramento de casos de racismo no futebol em todo desporto brasileiro. A parceria com o Governo Federal foi anunciada na última segunda-feira, 20, Dia da Consciência Negra.

O Disque-Esporte garante ainda a apuração dos atendimentos e encaminhamento para as autoridades competentes. Ainda de acordo com o Ministério do Esporte, o canal inédito para denúncias de racismo no esporte, também pode acompanhar o andamento e fornecer respostas para usuários sobre as manifestações.

A utilização do Disque-Esporte para receber denúncias é parte de um plano de ação do Governo Federal para o combate ao racismo nas áreas de esporte e lazer, e promoção da igualdade racial no setor. As notificações podem ser feitas tanto pelo 0800, quanto por e-mail, formulários e aplicativos de mensagens. Há, ainda, a opção de atendimento em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). Para mais informações sobre os canais de atendimento é preciso acessar gov.br/esporte.

Tabela do Carioca 2024 será definida na segunda-feira

A tabela do Campeonato Carioca de 2024 será definida no próximo dia 27 de novembro. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Fferj) convocou os 12 clubes participantes da competição para o arbitral, que confirmará a tabela e o regulamento do campeonato. A reunião, que aconteceria na sede da entidade, no Maracanã, será realizada no salão de eventos da churrascaria Fogo de Chão, no Mourisco Mar, sede de esportes aquáticos do Botafogo, na Zona Sul da capital, a partir das 10h.

No arbitral, estarão presentes os dirigentes dos quatro grandes (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama). Mas também os de Audax, Bangu, Boavista, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, o estreante Sampaio Corrêa e Volta Redonda. A princípio, não há indicações de que o regulamento vá mudar em relação a 2023. Entretanto, o encontro servirá, principalmente, para definir a ordem dos confrontos entre as equipes.

Assim, a tendência é que o Carioca comece um pouco mais tarde que nos últimos anos. Como o Estatuto do Torcedor exige que as tabelas saiam a pelo menos 60 dias do começo do campeonato, o Carioca 2024 deve ter início em 27 de janeiro, um sábado. Boa parte dessa alternativa se deve à participação do Fluminense no Mundial de Clubes até 22 de dezembro, para garantir maior descanso a todos os clubes. O Tricolor embarca no próximo dia 12 de dezembro para a competição.

  • Disque-Esporte também passou a ser divulgado pelo maior canal de monitoramento de casos de racismo no futebol

    Disque-Esporte também passou a ser divulgado pelo maior canal de monitoramento de casos de racismo no futebol

  • Campeonato Carioca 2024 deve ter início no final de janeiro

    Campeonato Carioca 2024 deve ter início no final de janeiro

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: