Marly Pinel, expressão máxima do carnaval de Friburgo, é o nome da Folia 2024

“O bloco será um veículo de expressão, não apenas para a alegria carnavalesca, mas também para ressaltar a importância da diversidade, da cultura local e da preservação do nosso patrimônio histórico”
sexta-feira, 02 de fevereiro de 2024
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Acervo Pessoal)
(Fotos: Acervo Pessoal)

Com o propósito de inspirar, reconhecer e valorizar uma das figuras mais emblemáticas da folia friburguense, perfeita tradução da alegria e diversidade do povo, Marly Pinel virou nome de bloco carnavalesco: é o Soul Pinel, um novo projeto cultural de Nova Friburgo.

Com o registro na Associação da Liga Independente de Blocos de Embalo e Rua de Nova Friburgo (Liber NF), o projeto “consolida sua participação ativa no cenário carnavalesco da cidade de Nova Friburgo no ano de 2024”, informa as criadoras e diretoras do bloco, Bárbara Gouvêa e Deborah Cunha.

Para elas, mais do que botar um bloco na rua, “que certamente é um exemplo da rica tradição cultural da cidade, que celebra a música, a dança e a vida”, o Soul Pinel tem como princípio ser um bloco criativo e organizado. 

“Pretendemos promover manifestação cultural, fazer parte da construção da memória, do incentivo à cultura brasileira e à organização popular. Permitindo a manifestação de relações sociais, destacando o rico e fundamental papel da mulher e do idoso na sociedade, reconhecendo-os como elementos essenciais na construção da história da cidade. Durante o percurso na avenida, serão elevados estandartes com palavras impulsionadoras retratando a cultura, a arte, a história e o patrimônio de Nova Friburgo”, ressaltam Bárbara e Deborah.

 O projeto tem como objetivo ir além da celebração do carnaval, buscando enaltecer valores que são fundamentais para o tecido social de Nova Friburgo. “O Bloco Soul Pinel será um veículo de expressão, não apenas para a alegria carnavalesca, mas também para ressaltar a importância da diversidade, da cultura local e da preservação do nosso patrimônio histórico”. 

O grupo envolvido nessa empreitada espera contar com a participação de todos para fazer do bloco carnavalesco Soul Pinel não apenas um ponto alto do carnaval, “mas um marco significativo na valorização de elementos culturais e sociais que fazem de Nova Friburgo uma comunidade única e rica em tradições. Unidos, iremos celebrar a diversidade e construir memórias que ecoarão além dos dias de folia”. 

Deborah explica que o nome do bloco carnavalesco, "Soul Pinel", traduz a alma alegre e repleta de vida de Marly, incorporando o termo inglês soul, em português, alma. “Dessa forma, conseguimos capturar a essência única da musa, trazendo para o nosso bloco toda a vivacidade que a caracteriza. O Soul Pinel não é apenas um bloco de carnaval, mas uma celebração autêntica guiada pela inspiração e originalidade da Marly”. 

Como surgiu a ideia do bloco

Foi por ocasião de uma homenagem a Marly Pinel, em seu aniversário, na Câmara dos Vereadores, em moção sugerida pelo vereador Cláudio Leandro, que Deborah e Bárbara tiveram a ideia de celebrar a história dela, em vida, através do carnaval. Segundo elas, Marly nunca havia pensado nessa possibilidade, em nada disso, porque o que sempre a motivou foi simplesmente brincar o carnaval, desfilar, participar, se jogar na festa e ser feliz. Portanto, criar um bloco nunca foi uma meta em sua vida.

“Após a homenagem na Câmara, procuramos a Marly, conversamos muito com ela sobre essa possibilidade, na qual ela seria protagonista da própria história. Aí ela se entusiasmou e começamos a elaborar e construir o bloco. Importante dizer que nessa trajetória pensamos muito no nome do bloco. Dar o título “Bloco da Marly Pinel" era bom, porém comum para uma figura ímpar como ela. Daí pensamos em dar para o bloco e, principalmente para os foliões, a condição de todos expressarem a alma e a essência da Marly na avenida. Assim surgiu o "Soul Pinel". 

Sobre a estreia, estão todos vibrando, sentindo o peso da responsabilidade, mas principalmente tomados pela emoção. Quanto à expectativa de Marly Pinel com o desfile, é a de sempre, ao longo de décadas dedicadas ao carnaval friburguense. Se divertir, levar alegria e felicidade para todos, foliões e espectadores. Hoje, neste 2024, mais do nunca! 

Samba Enredo

“Soul Pinel na Avenida, Sou Marly no Carnaval”

Compositores: Ezequiel do Cavaco e Bárbara Gouvêa - Intérprete: Ezequiel do Cavaco

Oh, oh, oh

Olha ela aí no carnaval

Oh oh oh

Olha ela aí na avenida

Mulher guerreira, mulher de fibra

Tem história para contar

Sua energia me contagia

Já vesti a fantasia, hoje eu vou me acabar

Oh oh oh

 

Passei, passei o ano inteiro esperando

Por esse momento de felicidade

Chegou o bloco da Marly Pinel

Vamos sacudir essa cidade

 

Sua trajetória de vitória, hoje vamos comemorar

A nossa colunista social, seu nome vai eternizar

 

Marly na rádio, na televisão, no outdoor,

nos comerciais

A socialite da nossa cidade

Sou Pinel na avenida, eu sou felicidade

Eventos e ações

Segundo Deborah, diversos eventos vêm sendo promovidos, “com ótima adesão das pessoas”, desde o lançamento do bloco em dezembro do ano passado, no Bar da Piscina, na SEF. 

“Realizamos pré carnavais no Restaurante Nosso Quintal, em parceria com a Banda dos 9 aos 90, e dois eventos no Espaço Arp — um na Rua das Borboletas e outro na Rua do Relógio. E em breve vamos divulgar nas redes sociais o resultado de um ensaio fotográfico com a Marly, que foi um sucesso”, revela Deborah.

Várias ações envolvendo o bloco estão em andamento, “com importantes patrocínios e apoios de empresas friburguenses, para a confecção dos abadás dos foliões e da bateria, na construção e gravação em estúdio do samba enredo, no apoio à tenda com o serviço para os foliões  e todas as ações que envolveram o planejamento e execução deste grande projeto”, acrescenta.

“Além da tenda de concentração com "comes e bebes" para os foliões que adquiriram o abadá, teremos o esquenta da bateria, um backdrop personalizado com "Soul Pinel, Eu Fui" para as pessoas tirarem selfies e guardarem registro desse momento. E encerrando o desfile teremos o Closing Track, peça de marketing com agradecimento aos apoiadores. Enfim, vamos oferecer uma bela e merecida homenagem à Marly, que está vivendo mais um grande momento em sua vida”. 

SERVIÇO

  • Concentração do bloco, em tenda, reservada em frente à prefeitura, sábado, 10, a partir das 13h45, com "esquenta para o desfile" oferecido aos participantes trajados com o abadá oficial do bloco. 

  • Desfile na Avenida Alberto Braune, às 15h. Agremiação embalada por samba com bateria.

  • Abadás ainda podem ser adquiridos pelo direct do Instagram do bloco @blocosoulpinel; no Instagram @marlypinel_oficial; na banca de jornal ABC; e na loja Ponto Sustentável, no Espaço Arp. 

  • Ezequiel do Cavaco, compositor e intérprete do samba enredo

    Ezequiel do Cavaco, compositor e intérprete do samba enredo

  • Marly com Bárbara Gouvêa e Deborah Cunha, idealizadoras do ‘Bloco Soul Pinel’

    Marly com Bárbara Gouvêa e Deborah Cunha, idealizadoras do ‘Bloco Soul Pinel’

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: