Mapping na Catedral é destaque da programação de Natal em Friburgo

Projeção de imagens na fachada da igreja promete encantar o público desta quinta até sábado
quarta-feira, 15 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O jogo de luzes na fachada da Catedral (Divulgação)
O jogo de luzes na fachada da Catedral (Divulgação)

A programação especial do projeto “Um Encanto de Natal” em Nova Friburgo, promovida pelo Sesc Rio e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), com apoio da prefeitura, reserva uma boa surpresa para moradores e turistas. Desta quinta-feira, 16, até sábado, 18, quem passar pela Praça Dermeval Barbosa Moreira, terá o privilégio de assistir a um espetáculo de luzes, cores e sons. É o mapping natalino, desenho em looping que será projetado na fachada da Catedral São João Batista nos três dias, entre 19h e 23h, e promete encantar Nova Friburgo com suas imagens, musicalidade e incrível beleza.

Na opinião do presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, o mapping, promovido pela primeira vez em 2019 na Capela de Santo Antônio, no Suspiro, é um dos destaques da programação de Natal. Em 2020, a pedido de Braulio, ele foi trazido para a igreja matriz, de maneira a que mais pessoas pudessem vê-lo, e agora voltará a fascinar o público com momentos de magia e delicadeza.

“Estamos com alta expectativa, porque certamente o fim deste ano será melhor que o anterior, com a pandemia sob controle e as famílias novamente confraternizando. O mapping que o Sesc preparou simboliza o Natal como tempo de renascimento e recomeço”, festeja Braulio.

 

O projeto de Natal do Sesc e do Sincomércio inclui decoração e iluminação da Avenida Alberto Braune e das praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas, além de vasta programação cultural. Desde o início do mês, já se apresentaram no palco montado na Dermeval a banda Euterpe Friburguense, Advent Dança Alemã, Grupo Instrumental Arautos do Evangelho, Studio 3 Núcleo de Artes e Dança, maestro Fernando Maia e coral, Orquestra da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e grupos de folias de reis. Exibições itinerantes também animam ruas do Centro, Olaria e Conselheiro Paulino.

“Fomos brindados com lindos eventos e ainda desfrutaremos de outros até a próxima semana. Nosso projeto é um presente de Natal especial para Nova Friburgo”, completa Braulio Rezende, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Próximas atrações  

No próximo sábado, 18, tem apresentação da banda Campesina Friburguense, às 18h no palco da Praça Dermeval; no domingo, 19, apresentações de folias de reis às 10h, 12h e 14h. No próximo dia 24, tem mais folias, às 16h, na praça.  

Já entre as atrações itinerantes estão os Cortejos Brincantes da Cia. Arteira, no sábado, 18, às 11h e 14h, na Avenida Alberto Braune; dia 21, às 11h, em Olaria, e às 14h, em Conselheiro Paulino; no dia 22, às 11h, a atração volta à Avenida Alberto Braune. 

 A Engenhoca Poética e Poesia Visual e Musical com Sanfona será a atração desta sexta-feira, 17, sábado, 18, e dos dias 21 e 22, às 15h, na Avenida Alberto Braune e na Praça Getúlio Vargas.  A banda Alegria Serrana promete animar o público neste sábado, 18, às 11h, em Conselheiro Paulino.

Arrecadação de alimentos para o Mesa Brasil

O projeto de Natal do Sesc Rio e do Sincomércio em Nova Friburgo ganhou viés humanitário e está arrecadando donativos para o programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil, do Sesc. Caixas coletoras de alimentos não perecíveis foram colocadas na sede da CDL e do Sincomércio, à Rua Fernando Bizzotto 39, e nos shoppings Cadima e Friburgo, para recolhimento de itens básicos como arroz, feijão, macarrão, leite em pó, açúcar, óleo etc.  

Embaixador do Mesa Brasil na região, Braulio Rezende revela a intenção de ampliar o alcance do programa em Nova Friburgo e municípios vizinhos. “Todos devemos acudir os que enfrentam carência de alimentos. Qualquer doação se torna bem-vinda num cenário difícil”, ressalta.

O Mesa Brasil Sesc RJ atua há 20 anos no combate à fome e ao desperdício. Os produtos doados são direcionados a instituições socioassistenciais, asilos e creches, que os fazem chegar a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em Nova Friburgo, em 2021, o programa beneficiou órgãos cadastrados pelas igrejas católicas, que recebem alimentos mensalmente, e mais 650 famílias: 450 em abril, com cinco toneladas de hortifrutigranjeiros (frutas, verduras e legumes), e 200 em julho, com três toneladas em cestas básicas. “A pandemia, o desemprego e a inflação pioraram muito a vida dos menos favorecidos. Precisamos ajudar”, acrescenta Braulio Rezende.  

 

LEIA MAIS

De acordo com Braulio Rezende, enfeites, luzes e eventos culturais nas ruas ajudaram no bom desempenho do setor

As regras válidas para lojas físicas são diferentes do comércio online

Pessoas em situação de rua assistidas pelo município ganharam de presente panetone e apresentação de coral

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Natal