Mais Médicos: Nova Friburgo tem 12 vagas confirmadas do programa federal

Os profissionais interessados devem se inscrever no site do Ministério da Saúde até o próximo dia 31
terça-feira, 23 de maio de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O Ministério da Saúde divulgou, na segunda-feira, 22, o resultado da adesão dos municípios brasileiros ao edital do Programa Mais Médicos. Nova Friburgo, de acordo com a prefeitura, foi contemplada com as 12 vagas solicitadas, número máximo de médicos previsto pelo programa para cada município. Caso sejam preenchidas todas as vagas, os novos profissionais se juntarão aos 17 do Ministério da Saúde, que hoje atuam nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), no município.

As inscrições para os profissionais interessados em atuar no programa começam na sexta-feira, 26 e prosseguem até a próxima quarta-feira, 31, no link disponível no site do Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, a  prioridade inicial é para a convocação de profissionais brasileiros formados no país. Médicos formados no exterior, sejam eles nascidos no Brasil ou estrangeiros, também serão convocados, mas nas vagas remanescentes.

O salário oferecido é de R$ 12.386,50 e o contrato é de 48 meses prorrogáveis pelo mesmo período. Entre os benefícios estão, a licença maternidade de seis meses e paternidade de 20 dias, especialização em medicina da família e comunidade e a possibilidade de mestrado em saúde da família. Ao todo, serão 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios no país. O Estado do Rio de Janeiro tem 253 vagas.

Município recebeu médicos do programa em 2014

A primeira vez que Nova Friburgo recebeu profissionais do programa Mais Médicos, foi em abril de 2014, quando 16 médicos cubanos, que curiosamente compunham oito casais, chegaram ao município para atender a população. Eles ficaram aqui até novembro de 2018, quando o Governo de Cuba deixou o programa e os profissionais tiveram que voltar para seu país de origem.

Aqui, eles atuaram em várias ESFs, em 16 equipes que foram formadas e também no posto de saúde Tunney Kassuga, no bairro Olaria. A estimativa de atendimento, na época, era de 64 mil pessoas, pois é possível atingir entre três e quatro mil habitantes por médico a cada ano. Eles cumpriam 32 horas semanais nos postos de saúde, mais oito horas de estudo. E ainda faziam visitas domiciliares, uma vez por semana, a pacientes cadastrados pelos agentes comunitários.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: