Maio Amarelo: RJ-130 tem 26% das multas aplicadas ano passado

Estrada Tere-Fri reúne 18 radares eletrônicos de velocidade
terça-feira, 02 de maio de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O Governo Federal lançou a campanha Maio Amarelo para chamar atenção de motoristas e pedestres sobre o risco de acidentes de trânsito e a necessidade de preveni-los. Diante do abuso de muitos motoristas ao dirigir, principalmente quanto ao excesso de velocidade, a alternativa tem sido investir cada vez mais na repressão. O aumento da instalação de radares nas estradas tornou-se inevitável. Um exemplo disso é a RJ-130 (Teresópolis-Nova Friburgo) que tem 18 equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade ao longo dos seus 68 quilômetros. Neste ano, de janeiro a março, foram aplicadas na Tere-Fri 9.326 multas, o que corresponde a 26% do total de penalidades computadas no ano passado na estrada: 26.909. A maioria das infrações ocorre no quilômetro 19, em Teresópolis. 

Os radares são instalados em locais com mais acidentes. Segundo o Governo do Estado do Rio, 41% dos acidentes são causados por excesso de velocidade. É o estado onde essas infrações são mais frequentes, seguidos de São Paulo (28%) e Brasília (21%). Os atropelamentos são responsáveis por 36% das mortes nas estradas. O pedestre só tem chance de sobreviver se o veículo estiver a 30 km/h. Se o motorista estiver a 40 km/h, a chance de óbito sobe para 15%. A 60 km/h, a chance de morte vai para 70%. E, caso o pedestre seja apanhado a 80 km/h, provavelmente não terá chance de sobreviver.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem, (DER-RJ), em  2022 foram registrados nas estradas 3.441 acidentes com 4.094 vítimas, sendo 209 fatais. Outra estrada estadual com grande número de infrações é a RJ-116 (Itaboraí-Itaperuna), que tem trecho urbano em Nova Friburgo. Ao longo de 273 quilômetros, há 57 radares. Em 2022, foram aplicadas na rodovia 91.929 multas.

A RJ-142 (Estrada Serramar), que liga Nova Friburgo a Casimiro de Abreu tem 61 quilômetros e cinco radares. Em 2022 foram aplicadas 16.515 multas. Já a RJ-148 (Nova Friburgo-Carmo) tem apenas um radar nos seus 63 quilômetros de extensão, que aplicou no ano passado, 446 multas.

Total de multas

No ano passado foram aplicadas 883.094 multas nas estradas estaduais do Rio de Janeiro. Nas quatro rodovias que cortam Nova Friburgo foram registradas 135.799 multas em 2022, o que corresponde a 15,3% das infrações nas estradas estaduais do Rio. O DER-RJ informou que todos os locais onde há radares nas estradas estão disponibilizados aqui.

Campanha nacional 

Segundo levantamento do DER-RJ, no Brasil, três mil pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito todos os meses, índice de fatalidade quatro vezes maior ao de países desenvolvidos. Além da dor de familiares, o prejuízo anual, no país é de R$ 105 milhões com acidentes de trânsito. São custos com perdas em produção, custos médicos, previdência social, custos legais, perdas materiais, despesas com seguro e custos com emergências entre outros.

O órgão também informou que metade das mortes no trânsito envolvem motoristas embriagados. Mesmo em pequenas doses, o álcool prejudica a percepção de velocidade e distância, pode causar dupla visão e incapacidade de coordenação. A pessoa alcoolizada tende também a fixar os olhos em movimento e não consegue observar tudo o que acontece no trânsito. O Maio Amarelo vai promover uma série de campanhas e ações de conscientização neste mês alertando para a importância da paz no trânsito.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: