Licitação para reforma do Casarão do Lazareto é suspensa

Certame estava marcado para quinta-feira, 9, mas foi cancelado
sexta-feira, 11 de agosto de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Durou pouco tempo o sonho de ver o projeto de reforma do Casarão do Lazareto pronto em poucos meses. Divulgada em meados de julho, a licitação para a reforma total do imóvel foi suspensa na última terça-feira, 8, um dia antes da abertura dos envelopes. De acordo com a publicação oficial da prefeitura, a suspensão ocorreu para revisão e adequação da planilha orçamentária.

Inicialmente, a obra de revitalização do imóvel estava estimada em R$ 1.489.487,13, com previsão de seis meses de duração. O projeto foi desenvolvido pela Fundação Dom João VI, que também, de acordo com a prefeitura, seria o responsável pelos recursos para a reconstrução.

O que diz a Prefeitura

A prefeitura informou, em nota, que foi identificada pela Comissão de Licitação uma duplicação de quantitativo de um item, possivelmente por erro da planilha Excel quando importou os dados da Memória de Cálculo, aumentando o quantitativo em metragem do item. 

A nota informou também que “por prudência, a Comissão de Licitação suspendeu a licitação para que a Secretaria de Obras, responsável pelo orçamento da intervenção, pudesse analisar a planilha e, eventualmente, implementar as correções cabíveis.”

De acordo ainda com o Governo Municipal, não haverá alteração no projeto, apenas a correção do item da planilha orçamentária e atualização. A nota informou ainda que “o valor a ser despendido conta com reserva orçamentária, e não há problemas em relação a isso.”

Em relação ao prazo para nova licitação a prefeitura informou que “realizada a correção da planilha e reserva orçamentária da diferença em razão da atualização da planilha, o edital poderá ser republicado.”

Imóvel condenado pela Defesa Civil

O imóvel foi cedido pelo Estado ao município, em junho de 2022, e o projeto seria transformar o local numa Casa de Cultura. No fim de 2019, um laudo da Defesa Civil obtido com exclusividade por A VOZ DA SERRA já indicava o risco de o casarão desabar. Como se não bastasse a péssima situação estrutural, com grandes rachaduras e até uma árvore crescendo no telhado, o entorno do imóvel já estava tomado por lixo de todo tipo.

A origem do casarão

Segundo historiadores, o casarão foi erguido no fim do século 19 para servir como uma espécie de hospital para pacientes com doenças infectocontagiosas, como a febre amarela. Foi construído no alto do bairro justamente para que ficasse isolado da cidade. 

Os fundos do casarão serviam como cemitério e os pacientes internados que morriam no hospital eram sepultados ali, de modo a isolá-los da população para evitar o contágio. Com a evolução da medicina, o hospital  foi aos poucos sendo desativado.

O Lazareto

A região do Lazareto, um pequeno loteamento com acesso pela Rua Benjamin Constant, entre o bairro Duas Pedras e o Loteamento São Cristóvão, foi duramente atingida pela enxurrada de janeiro de 2011. Situado em área bem íngreme, o Lazareto é cercado por grandes rochas. Moradores ficaram perplexos com a força avassaladora da enxurrada, que desprendeu pedras do alto de uma encosta, deixando outras aparentemente vulneráveis a novas quedas. Dezenas de casas foram interditadas.

  • O projeto (Artes: Secom/NF)

    O projeto (Artes: Secom/NF)

  • O projeto

    O projeto

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: