Lançado o Projeto "Fitos: Plantas Medicinais na Estrada"

Iniciativa pretende dar visibilidade aos diversos cultivos e produção, valorizando saberes e fazeres dos produtores da agricultura familiar
sexta-feira, 19 de maio de 2023
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Thiago Lima)
(Fotos: Thiago Lima)

O projeto "Fitos: Plantas Medicinais na Estrada" é uma iniciativa inovadora liderada pela moradora do distrito de Lumiar, Jeane Nogueira,  farmacêutica especialista em Fitoterapia Clínica que pretende percorrer o Brasil. Por meio de uma viagem em seu mini motorhome, Jeane irá percorrer os diferentes seis biomas do país: a Mata Atlântica, Pampa, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Amazônia, visitando produtores de plantas medicinais e especiarias. A expedição começou nesta sexta-feira,19.

“O projeto tem como objetivo dar visibilidade, divulgando através das minhas mídias, os diversos cultivos e produção, valorizando os saberes e fazeres dos produtores e produtoras da agricultura familiar, os produtores em alta escala, os exportadores, povos da Amazônia, Ilhéus, povos tradicionais e quilombolas. Levando conhecimento a população em geral sobre as diversas possibilidades de utilização relacionadas a estes cultivos, além de oferecer oficinas e palestras para os agricultores visitados, possibilitando agregar conhecimentos baseados em evidências clínicas e científicas para que os produtores possam se beneficiar com segurança das plantas medicinais e especiarias de suas produções”, relatou Jeane, que atua na área de plantas medicinais desde 1995.

Sobre como e quando surgiu a ideia de desbravar o Brasil para aprofundar ainda mais o conhecimento sobre a fitoterapia, a doutora em Biotecnologia Vegetal (UFRJ) e fundadora do Método Fitos de Prescrição em Fitoterapia Clínica Avançada, fala que sempre teve esse sonho, mas que ele se tornou mais forte na pandemia da covid-19. 

“Eu sempre tive o sonho de conhecer quem semeia as plantas medicinais. De onde vem os chás, o ginseng, a linhaça… Será que isso tudo vem de fora? A ideia de visitar os produtores de plantas medicinais surgiu em janeiro de 2022, na pandemia, já que não tinha muita gente viajando, e as estradas, consequentemente, estavam vazias. Mandei, então, uma mensagem para um rapaz que viajava com seu motorhome para tirar dúvidas. Decidi esperar um pouco, já que na época a gasolina estava com o preço nas alturas e a pandemia não tinha acabado. Juntei dinheiro e comecei a pesquisar na internet onde esses produtores moravam e fui montando o roteiro. Em março desde ano, comecei a transformar meu carro em um motorhome”, conta a farmacêutica.

Sobre custos, Jeane gastou, até agora, mais de R$ 18 mil para transformar seu sonho de colocar a ‘vida na estrada’, em realidade. O projeto de conhecer ‘in loco’ todos os biomas brasileiros terá, inicialmente, a duração de dois anos. Parte da jornada será custeada através de uma vaquinha online, onde dependendo do valor que a pessoa contribuir será contemplada com e-books de assuntos fitoterápicos até consultas com a própria Jeane. Saiba mais sobre seu trabalho no instagram @plantasmedicinaisfitos.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: