Jogadores de tênis idosos têm resposta muscular semelhante a jovens

Pesquisa avaliou resposta muscular dos praticantes do esporte para comprovar benefícios
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Um estudo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) comprova que o tênis é um esporte excelente para pessoas mais velhas. Entre outras vantagens, a atividade física com a raquete e bola trabalha o equilíbrio e, portanto, colabora na prevenção contra quedas.

Publicada na revista Journal of Science in Sport and Exercise, a pesquisa comparou um grupo de pessoas com mais de 65 anos, que jogava tênis semanalmente há pelo menos um ano, com jovens por volta dos 20 anos sem considerar o estilo de vida deles.

Durante o experimento, os cientistas mediram o tempo de reação da musculatura da perna dos participantes a uma situação de desequilíbrio. A ativação elétrica dos músculos foi acompanhada por um exame chamado de eletromiografia.

Tênis promove adaptação

Para avaliar a rapidez da resposta muscular, os cientistas estabeleceram o marco de 200 milissegundos. Agir com reflexo significa que o sistema nervoso consegue ser ativado automaticamente, sem a necessidade de mandar um controle ao cérebro. Depois dos 200 milissegundos, considera-se que a pessoa precisou pensar para dar o comando de reação.

No caso dos tenistas na terceira idade, assim como nos jovens, o tempo de reação da musculatura ao estímulo do teste foi inferior ao ou igual a 200 milissegundos. Além disso, enquanto os jovens reagem apenas quando perdem o equilíbrio, os idosos ativam os músculos com mais força antes de perderem o equilíbrio. 

Os pesquisadores entenderam essa diferença como um mecanismo de adaptação desenvolvido pelos idosos para manter o equilíbrio.

“A prática do tênis exige muito deslocamento de força e mudança de direção, o que trabalha o equilíbrio, o tempo de reação e mantém ativa a musculatura do atleta”, explica o pesquisador Eduardo Mendonça Scheeren, responsável pelo estudo. Ele acrescenta que, por isso, a prática do tênis pode aumentar a expectativa de vida. (Fonte: metropoles.com)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: