Intervenções prosseguem no Teatro Municipal

Prefeitura aguarda chegada de material para recuperação do telhado, que é fundamental para começar manutenção interna do espaço
quinta-feira, 27 de abril de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Quem aguarda a reforma do Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, interditado pela Defesa Civil, e hoje, passa pela Praça do Suspiro e vê o  equipamento cultural cercado por um tapume de obras, tem mais esperança do retorno dos grandes espetáculos. A obra, que começou em meados de março, está em andamento. De acordo com a prefeitura, a manutenção está sendo realizada de forma fragmentada, ou seja, vários pontos do teatro estão em estágios diferentes em termos de andamento dos trabalhos.

A prefeitura informou também que o trabalho de pintura está sendo feito em alguns pontos, assim como já foi promovida a remoção e a substituição do forro de gesso em algumas partes. Segundo a prefeitura, está sendo realizada no momento a manutenção da estrutura de madeira do palco, bem como a revisão elétrica, hidráulica e de pisos e cerâmicas, além de iniciada a limpeza e manutenção do anfiteatro.

Mas um ponto fundamental tanto para seguir para outras etapas da reforma, quanto para programar um prazo para entrega das obras é a substituição do telhado. A prefeitura informou que “o cronograma poderá ser melhor definido assim que começar a chegar o material necessário para a recuperação do telhado, que é a parte primordial da manutenção do espaço. De qualquer forma, os trabalhos estão avançando em ritmo acelerado, porém, ainda não há data exata para o término das intervenções.”

Além da reforma física, o Teatro Municipal Laercio Ventura também deverá receber novos equipamentos de som e iluminação. O governo municipal informou que está sendo aberto, através de um processo licitatório para aquisição dos equipamentos. Esse processo encontra-se na fase de cotação de preços. 

O investimento na reforma do Teatro Municipal vai custar R$ 1,4 milhão e os serviços estão a cargo da empreiteira MPE Engenharia, que venceu a licitação realizada pelo município. 

Com capacidade para 564 pessoas sentadas, o Teatro Municipal Laercio Ventura é o maior de toda a região e já foi palco de grandes espetáculos nacionais e internacionais. O espaço está interditado desde 2021, embora tenha sido usado durante a pandemia da Covid-19 pela própria  prefeitura e entidades para alguns eventos particulares e empresariais, inclusive a posse do atual prefeito, Johnny Maycon. O teatro que nunca passou por uma reforma desde a sua inauguração em 2008, já estava visivelmente deteriorado pelo uso e ação do tempo.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: