Instituto Politécnico promove encontros científicos em Nova Friburgo

Evento, no Hotel Bucsky, contará com mais de 300 participantes de seis países
quarta-feira, 25 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O 26º Encontro Nacional de Modelagem Computacional (ENMC) e o 14º Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais (ECTM) serão realizados desta quarta-feira, 25, a sexta, 27, no Hotel Bucsky, na Ponte da Saudade. 

Criado no Instituto Politécnico (IPRJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em Nova Friburgo há 25 anos, o ENMC foi o primeiro da área de Modelagem Computacional no Brasil e 12 anos depois, criou-se o ECTM.

Ambos os encontros contarão com mais de 300 participantes, mais de 300 trabalhos, mais de 100 instituições participantes e seis países representados. Mais informações e programação completa do evento aqui. Dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail: enmc.ectm@gmail.com.

Tópicos abordados 

● Bioinformática;

● Ciência e Tecnologia dos Materiais;

● Computação de Alto Desempenho;

● Engenharia Biomédica;

● Eficiência Energética; 

● Engenharia Estrutural; 

● Engenharia Nuclear;

● Engenharia Química;

● Fenômenos de Transporte;

● Fontes Renováveis de Energia;

● Governança e Transformação Digital;

● Inteligência Computacional;

● Matemática Aplicada;

● Métodos Computacionais;

● Modelagem Molecular;

● Modelagem de Meios Porosos;

● Modelagem, Simulação e Controle de Processos.

Sobre o IPRJ/Uerj

O IPRJ é o campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em Nova Friburgo, que hoje funciona em um dos blocos da Fábrica Filó, no bairro Vila Amélia. Atua em ensino, pesquisa e extensão com graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação, além de pós-graduação em Modelagem Computacional (Capes conceito 6 de 7) e Ciência e Tecnologia de Materiais.

História do evento

O primeiro Encontro de Modelagem Computacional (EMC) foi realizado em 1998, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, nas dependências do IPRJ em Nova Friburgo.

Este foi um evento local que proporcionou um espaço para a interação dos pesquisadores do IPRJ com colaboradores ligados a outras instituições de ensino e pesquisa do país. Durante o evento, os pesquisadores e seus alunos de pós-graduação apresentaram oralmente seus trabalhos e discutiram diversos temas de interesse no âmbito do Programa de Pós-Graduação.

As primeiras edições do evento foram realizadas em Nova Friburgo, no campus da Uerj. Pela primeira vez, em 2006, a 9ª edição do EMC foi realizada em Belo Horizonte-MG. Nesta ocasião o evento foi organizado pelo programa de Modelagem Computacional do Cefet-MG. A partir de então houve diversas edições organizadas por universidades e programas de pós-graduação. 

Em 2010, foi incluído um novo evento, o I Encontro de Ciência e Tecnologia dos Materiais (ECTM). A partir de então, foram realizados os dois encontros em conjunto, o ENMC e o ECTM, mantendo um aumento constante no número de trabalhos, participantes e interação entre as áreas.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: