Inea reconhece mais uma RPPN em Nova Friburgo

Com mais uma reserva, a área de Mata Atlântica protegida por essa categoria de unidade de conservação passa a ser de 9.288 hectares
terça-feira, 05 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Inea)
(Foto: Inea)

A Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro ganhou mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) reconhecida em caráter definitivo pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea): trata-se da reserva El Shammah com, aproximadamente, seis hectares. Ela está situada na Região da Caledônia, em área contígua ao Parque Estadual dos Três Picos.

Com mais essa reserva reconhecida pelo Inea, a área de Mata Atlântica protegida por essa categoria de unidade de conservação passa para a ser de aproximadamente 9.288 hectares de área do bioma, distribuídas por 34 municípios fluminenses.

Entre as espécies de fauna que ocorrem na área estão a onça-parda (Puma concolor), a jaguatirica (Leopardo pardalis), e o gato-mourisco (Puma yagouarondi), todas ameaçadas e classificadas como “vulnerável”.

Já em relação à flora nativa, a ocorrência de algumas espécies ameaçadas, como por exemplo, o pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifólia), e o xaxim (Dicksonia sellowiana), ambas classificadas como “em perigo”, e a palmeira-jussara (Euterpe edulis), classificada como “Vulnerável”.

“A área da RPPN El Shammah protege importante remanescente de Mata Atlântica, abriga uma rica biodiversidade e recursos hídricos importantes para a região, além de proporcionar a manutenção de serviços ecossistêmicos”, disse o presidente do Inea, Philipe Campello.

Criadas por iniciativa voluntária de seus proprietários, as RPPNs são averbadas junto ao Registro Geral de Imóveis (RGI), reconhecimento este que passa a acompanhar em caráter perpétuo a vida da propriedade.

As reservas reconhecidas pelo órgão ambiental estadual são consideradas unidades de conservação de proteção integral, conforme estabelecido pelo decreto estadual 40.909/2007, sendo permitida apenas a realização de atividades de educação ambiental, turismo e pesquisa científica. Esse mesmo decreto instituiu o Programa Estadual de Apoio às RPPNs, que é coordenado pelo Núcleo RPPN do Inea.

Por meio desse programa, o instituto oferece suporte técnico e orientações aos proprietários interessados para criação e implementação das reservas, elaboração de planos de manejo, apoio no georreferenciamento dos imóveis e RPPNs, apoio na análise técnica, na emissão de autorizações de pesquisa e inscrição no Cadastro Ambiental Rural. Para conhecer mais, clique aqui.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: