A importância das estações meteorológicas em Nova Friburgo

Equipamentos foram adquiridos pelo Instituto Friburgo Solidário através de doações e arrecadações
sexta-feira, 12 de janeiro de 2024
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)
As estações meteorológicas são ferramentas fundamentais para monitorar as condições meteorológicas. A observação de superfície, realizada nas estações meteorológicas, consiste da coleta diária de dados referentes as diversas variáveis atmosféricas, que caracterizam o estado do tempo.

Além de auxiliar nas aproximações de chuvas volumosas, as estações contribuem para o turismo do município, aferindo baixas temperaturas no outono/inverno
Para uma coleta de dados de precisão é necessário seguir algumas normas com relação à localização, tipo e instalação dos equipamentos, e padronização dos horários de observação e dos procedimentos operacionais, como calibração e aferição dos instrumentos de medição.

As estações meteorológicas são aparelhadas com equipamentos que aferem a temperatura (termômetro), o vento (anemômetro), a chuva (pluviômetro), a pressão atmosférica (barômetro), a radiação solar (piranômetro) entre outras variáveis atmosféricas.

De acordo com Luiz Cláudio Rosa, do Instituto Friburgo Solidário, a estação meteorológica localizada no Pico do Caledônia está registrada no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e credenciada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden RJ). “A do Jardim Califórnia, instalada no Barão Beer, precisa esperar uma colheita de dados por 30 dias para entrar no sistema do Inmet, por exemplo”, esclarece Luiz.

Sobre as estações, a maioria delas foram doadas por empresários locais e uma foi adquirida através de uma vaquinha virtual realizada pelo instituto. “A estação localizada no Pico do Caledônia foi doada pela empresa  Frigodário; a do Stucky pela SAF; A do Edifício Itália, no Centro, foi doada pela Vitrum Administradora; a quarta estação foi adquirida através de uma vaquinha virtual pelas pessoas que fazem parte do Grupo de Prevenção de Chuvas, no WhatsApp; e a quinta estação, instalada em Campo do Coelho, foi doada pela Vinícola Terras Frias; e estamos aguardando a chegada da sexta estação, doada pela metalúrgica Stam”, disse Luiz.

Inúmeros benefícios

Além de auxiliar as autoridades públicas – através de alertas – nas aproximações de chuvas volumosas na primavera/verão na Região Serrana, as estações contribuem para a parte turística do município,  aferindo as baixas temperaturas no outono/inverno. “E assim vamos avançando, além das estações, atualmente, temos oito grupos de prevenção de chuvas no WhatsApp, com mais de 2.600 pessoas. Desde 2011 Nova Friburgo não tinha estações meteorológicas, Agora, com essas estações, essa captação de dados será muito importante para a prevenção de desastres e para o estudo de pesquisadores da área.

Dados das estações meteorológicas

(Com informações do site Incaper)

Foto da galeria
(Foto: Luiz Cláudio Rosa)
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: