ICMS Verde: Natal dos sonhos e pesadelos ambientais

Se na decoração natalina estamos de parabéns, não podemos dizer o mesmo na área ambiental
terça-feira, 02 de janeiro de 2024
por Fernando Cavalcante*
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Realmente a decoração e os festejos de Natal em 2023 foram um destaque positivo para as famílias em Nova Friburgo. A cidade ficou com o ar festivo, típico de Natal, trazendo o brilho das lâmpadas coloridas e nos olhos de nossas crianças. O Natal dos Sonhos trouxe sonhos e expectativas de presentes no Natal e um 2024 melhor em todos os sentidos.

Mas, se na decoração natalina estamos de parabéns, não podemos dizer o mesmo na área ambiental. Não podemos nos esquecer que Nova Friburgo se destaca no turismo, principalmente pelas belezas naturais. Suas águas correntes, cachoeiras e suas matas, cheias de biodiversidade, representam riqueza e possibilidades para o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade. E o melhor, rende recursos para o município. A preservação ambiental e a promoção de políticas práticas sustentáveis rendem aos municípios fluminenses o ICMS Verde. Trata-se de um recurso que os municípios têm direito na medida e proporção das ações ambientais do poder público e ações de proteção natural privadas previstas em legislação.

Pois bem, em 2023 Nova Friburgo despencou da 6ª posição estadual, em 2021, em relação ao ICMS Verde, para 7ª em 2022 e agora em 2023 caímos para 12º lugar. Isso reflete a não percepção da questão ambiental como uma necessidade vital nestes momentos de crise climática. Mas o pior é não perceber a vocação inequívoca de Nova Friburgo para pautas ambientais.

De acordo com o documento do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançado este mês, “Diagnósticos Quantitativo Municipais” nosso município é reprovado nos critérios relativos às ações em sintonia com o SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente) nas seguintes áreas de ação do poder público municipal:  Planos de Gestão de Resíduos Sólidos, Plano de Gestão e Conservação da Mata Atlântica e Plano de Saneamento Básico. Não adianta aprovar leis municipais que não são colocadas em ação através de ações da Prefeitura Municipal. Nestas áreas da Política Ambiental, a única ação existente é a das concessionárias cumprindo corretamente suas obrigações sem que o poder concedente atue como tal.

Em relação à legislação municipal garantindo a existência efetiva do Fundo Municipal do Meio Ambiente, o documento do Inea indica que esta legislação não foi completada. Faltando regulamentação para o uso dos recursos oriundos do ICMS Verde em ações específicas de política ambiental.

O documento atesta a existência do Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea). Na realidade foi um presente do Governo do Estado do Rio de Janeiro que através do Inea presenteou o município com o Promea, mas ainda não vimos ações de envolvimento da sociedade, que caracterizam as ações de Educação Ambiental.

Ficam, portanto, algumas perguntas no ar. O que foi feito com os recursos do ICMS Verde nas políticas ambientais de 2021 e 2022 quando nosso município estava em 6º e 7º lugares, respectivamente, no ranking estadual?

A última pergunta é simples. O que o governo municipal pretende fazer com os R$ 7.096.677,70 que receber de ICMS Verde em 2024, para desenvolvimento de práticas ambientais de sustentabilidade?

*Professor, engenheiro ambiental e coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Resíduos Sólidos da Acianf 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: