Hospital Raul Sertã imprime raios-x em folha de papel A4

Profissionais da radiologia reclamam de equipamentos quebrados e da falta de sistema informatizado de compartilhamento de imagens
quinta-feira, 18 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Profissionais do setor de radiologia do Hospital Municipal Raul Sertã denunciaram nesta semana diversas falhas estruturais na principal unidade pública de saúde do Centro-Norte fluminense, que atende a pacientes de Nova Friburgo e de, pelo menos, outros 13 municípios vizinhos.

Entre as denúncias, a que mais chama atenção é a falta de material adequado para a impressão de exames de raio-x, que estão sendo entregues aos pacientes em folhas sulfite, de papel A4.

Uma paciente reclama que recebeu pela segunda vez um exame de raio-x em uma folha de papel comum. “Como o médico vai ver esse resultado. Fica um borrão. Todos aqui que estão fazendo raio-x estão saindo com esse papel na mão”, disse.  

Os próprios funcionários do setor de radiologia do hospital estão indignados com a situação. Segundo eles, além da impressão das radiografias em papel A4, a máquina processadora, segundo eles, está com defeito.

Ainda de acordo com os funcionários, os profissionais estão usando um equipamento que só faz uma leitura por vez, o que não atende a demanda do hospital. Outra reclamação é a falta de um sistema que compartilhe as imagens para o computador dos médicos. Por conta de todos esses problemas, segundo eles, somente é possível atender a emergência e o ambulatório de ortopedia.

Um servidor concursado da radiologia há nove anos também reclama das condições de trabalho no setor: “As máquinas são obsoletas. Tanto a de raio-x quanto a processadora que apresentou problema no último domingo, 14. Uns técnicos vieram e levaram a peça para uma retífica e até agora não deram uma posição. As pessoas que trabalham no setor não são informadas sobre o que está acontecendo”, disse o funcionário observando que por causa da impressão em folhas de papel comuns, os médicos não estão assinando os laudos dos pacientes. 

“Os médicos, claro, não querem se responsabilizar por uma imagem dessas. Estamos na expectativa de instalarem novos equipamentos”, completa o funcionário da radiologia. 

“Os munícipes estão aqui agora sofrendo, passando o que estão passando, aguardando três, quatro, cinco horas para serem atendidos... e aí? Vale a pena o gasto com a festa de Natal e a iluminação na cidade? Eu acho que valeria mais se pensassem nas pessoas”, desabafa Francisco.

O que diz a Secretaria de Saúde

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo informou que a processadora realmente está em manutenção, conforme mencionado. Disse ainda que já abriu um canal de diálogo com os servidores do setor de Raio-X, visando resolver os problemas apontados por eles.

“O novo secretário, que assumiu a gestão da pasta no último dia 4, esteve lá pessoalmente várias vezes desde então. A maioria dessas demandas precisa de licitação, cujos encaminhamentos já estão sendo feitos para adequar as estruturas física e de trabalho", informa a nota.

A Secretaria de Saúde explicou ainda sobre os procedimentos para resolver a situação. “Na primeira semana do ano, foi concluída uma licitação de insumos para o setor e o material deve ser entregue em poucos dias. A processadora foi enviada para manutenção imediatamente após apresentar defeito e o atendimento do Sisreg (Sistema de Regulação do SUS) foi suspenso temporariamente para não sobrecarregar o atendimento de urgência e emergência do Hospital Raul Sertã. Já existe processo em andamento para a compra de equipamentos mais modernos para o setor de raio-X, o que vai permitir agilidade na realização e o compartilhamento dos exames com o computador dos médicos. Nenhuma queixa formal ou recusa do exame impresso em papel foi registrada pelos médicos à direção do hospital”, finalizou a prefeitura.

Na quarta-feira, 17, através de suas redes sociais, o prefeito Johnny Maycon esclareceu que “o raio-X do Raul Sertã foi liberado e já está atendendo aos pacientes após passar por manutenção entre as últimas segunda-feira, 15, e terça, 16. O reparo foi concluído em menos de 48 horas após a direção do hospital ser informada sobre o problema, fato ocorrido às 10h de segunda-feira, 15.”  (Com informações do G1) 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: