Hospital Raul Sertã: Auditores fiscais do Trabalho realizam a operação “Raio-X”

Pacientes denunciam superlotação e demora no atendimento no setor de emergência
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Nesta semana, auditores fiscais do Trabalho, da Gerência Regional do Ministério do Trabalho em Nova Friburgo, estiveram no Hospital Municipal Raul Sertã para fiscalizar as condições de trabalho dos empregados. Tal operação foi desencadeada a partir de denúncias sobre irregularidades no Setor de Radiologia da unidade, conforme denunciado também por A VOZ DA SERRA recentemente e a falta de fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos funcionários do setor.

A fiscalização nomeada como Operação Raio-X foi promovida também para verificar se os itens já autuados em fiscalizações anteriores foram sanados. O objetivo, conforme o nome escolhido, é diagnosticar problemas internos que externamente não são aparentemente vistos. 

Ainda segundo os fiscais, no setor de radiologia, observou-se a falta de gerenciamento de identificação e classificação de riscos. A Gerência Regional do Trabalho não divulgou um balanço da operação.

Denúncias de pacientes  

Também nesta semana, pacientes que procuraram o hospital denunciaram a superlotação de diversos setores e a demora no atendimento. Na última quarta-feira, 21, por exemplo, o portal de notícias G1 flagrou uma grande fila na recepção do hospital para classificação de risco.

A paciente Itamara Rodrigues contou que procurou o hospital no último domingo, 18, com muitas dores nas juntas e só conseguiu o diagnóstico de dengue no dia seguinte. “Cheguei às 20h de domingo com muita fraqueza e dor nos ossos e nada de atendimento. A sala estava cheia e me mandaram para a medicação. Fui informada que o resultado de um exame demoraria de cinco a seis horas. Fui embora ainda com muita dor”, relatou a paciente.

Em nota, a direção do Hospital Raul Sertã informou ao G1 que houve uma demanda fora do comum de atendimento, principalmente de domingo, 18, para segunda-feira, 19, mas que ninguém deixou de ser atendido.

Diante do aumento, o hospital disse que reorganizou os setores, como o da medicação, sala de espera para coleta de exames e repouso misto, sem a possibilidade de pacientes misturados e com mais dignidade. (Com informações do G1)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: