Hospital do Câncer: conclusão da obra adiada para o segundo semestre

Com cerca de 65% das intervenções concluídas, obra que deveria ser entregue no dia 14 de junho, sofreu alterações e foi preciso ampliar prazo de execução
terça-feira, 30 de maio de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

Iniciada em 14 de junho de 2022, as obras do Hospital Regional de Oncologia Francisco Faria, na Ponte da Saudade, tinham o prazo inicial de 365 dias para término. Mas, de acordo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, responsável pela intervenção, o cronograma das obras teve uma alteração no prazo de entrega para inclusão de elevadores e outros equipamentos, que oferecerão maior acessibilidade e conforto aos pacientes oncológicos. Em nota, o Governo do Estado informou ainda que cerca de 65% das intervenções foram concluídas e a previsão de término das obras de adaptação agora é o segundo semestre deste ano.

O vereador José Roberto Folly, sempre lutou pela implantação do  Hospital do Câncer em Nova Friburgo, informou que visitou as obras na semana passada e que, na ocasião, havia cerca de 200 pessoas trabalhando na intervenção. “Houve algumas adequações no projeto de uma rampa, em um dos blocos. Também um reforço estrutural, que não estava previsto em um dos projetos, no muro do estacionamento, para conter uma pequena movimentação, em um dos blocos, verificada pela equipe técnica da empresa responsável pela obra. Internamente, já está bem adiantada a parte de acabamento”, revelou ele.

O hospital

Com investimento de R$ 50,6 milhões, as obras de adequação do antigo Centro Adventista de Vida Saudável (CAVS), para a instalação do Hospital Regional de Oncologia Francisco Faria, começaram no dia 14 de junho de 2022, depois de vários anos paradas.

O Hospital do Câncer será regional, beneficiando não só moradores de Nova Friburgo como também de outros municípios. A nova unidade de saúde terá 58 leitos, sendo dez de terapia intensiva, e 48 de enfermaria, além de consultórios médicos, laboratórios, centro cirúrgico, estacionamento e espaço para lazer.

De acordo com o projeto, o Hospital do Câncer contará com dois blocos: A e B, além de setores de serviços, utilidades e estacionamento. O bloco A terá três pavimentos. Nele serão centralizadas as áreas de internação: cirurgia oncológica, oncologia clínica, medidas de suporte e cuidados paliativos. Nessa unidade também funcionará o salão de quimioterapia, com 16 leitos, sendo três leitos para quimioterapia longa. Também abrigará os quartos de internação: 17 quartos, com dois leitos cada, três enfermarias com quatro leitos e dois quartos de isolamento clínico, totalizando em 48 leitos. 

A Unidade de Terapia Intensiva oncológica terá dez leitos, um deles de isolamento. Já o centro cirúrgico contará com quatro salas de cirurgia de alta complexidade e uma sala de cirurgia endoscópica para média complexidade. No bloco A, também ficará o Núcleo Interno de Regulação (NIR), uma cozinha industrial e refeitório com 48 lugares para público e 40 lugares para funcionários. Além disso, também terá nesse prédio a entrada principal , o espaço ecumênico e o auditório.

Ainda de acordo com o projeto feito pelo Governo do Estado, o bloco B terá dois pavimentos e abrigará os setores de diagnóstico e reabilitação. No primeiro andar, deverá acontecer a entrada de pacientes regulados, onde passarão pela recepção para o público, que terá 14 lugares de espera, um consultório de triagem, dois leitos de estabilização e cinco leitos de urgência referenciada. Também haverá uma entrada independente para acesso de pacientes e acompanhantes externos ao setor de imagem. Nesta área, a espera contará com 19 lugares. 

Os serviços de imagem disponibilizados terão: uma sala de mamografia, uma de raio-X, duas de ultrasson, um tomógrafo e uma ressonância, além de todas as áreas de apoio. O pavimento inferior do bloco B também abrigará a Central de Abastecimento Farmacêutica, responsável pelo abastecimento de toda a unidade. O pavimento térreo deverá ter sete consultórios ambulatoriais, sendo dois consultórios de especialidades e cinco oncológicos. Além disso, o andar contará com uma sala de fisioterapia, que deverá ter seis boxes, uma sala de cinesioterapia e uma sala de exames para realização de colonoscopia/endoscopia. O andar também possui laboratório e área administrativa.

O Hospital de Oncologia Francisco Faria também deverá ter um bloco de serviços, com áreas destinadas ao depósito de roupas limpas e roupas sujas, almoxarifado, vestiários e um bloco de utilidades. Nesta unidade ficarão os geradores, centrais de gases medicinais, engenharia clínica, oficinas de manutenção, resíduos e arquivos; e um estacionamento, com 62 vagas. 

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: