História e significado da árvore de Natal

Na cultura cristã, as estrelas simbolizam a Estrela de Belém e as velas a luz de Cristo
sexta-feira, 22 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A tradição da árvore de Natal vem dos romanos, que celebravam em dezembro o nascimento não do Menino Jesus, mas do Deus Sol, que nascia junto com o solstício de inverno (21 de dezembro). A celebração festejava Saturno, o deus das colheitas, e por essa razão chamava-se Saturnália ou Saturninas, e as árvores eram decoradas com enfeites luminosos.

Remonta a esse tempo também a tradição de enfeitar árvores para celebrar o nascimento do "Deus da Luz", pois as árvores eram consideradas a ligação entre a Terra e o céu, simbolizando a fertilidade e a continuidade da vida. A estrela no topo simbolizava o Deus Sol.

Consta ainda que o primeiro registro da árvore de Natal como hoje conhecemos vem da  Alemanha do século 16, sendo já usado o pinheiro, adotado provavelmente em alusão à Santíssima Trindade. Os pinheiros são tradicionalmente usados como árvores de Natal por serem uma espécie que preserva o verde dos seus ramos mesmo no tempo mais frio e até com neve, e como tal representa a promessa da vida que se perpetua.

Já o uso das luzes, segundo a tradição cristã, teve início no século 16, na Alemanha, com Martinho Lutero. Ao andar pela floresta, Lutero ficou impressionado com os pinheiros cobertos de neve, iluminados pelas estrelas do céu. Imagem que reproduziu em sua residência ao adornar uma árvore com luzes no dia de Natal.

Na cultura cristã, as árvores foram ficando cada vez mais decoradas, as estrelas simbolizando a Estrela de Belém e as velas simbolizando a luz de Cristo.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: