Hemocentro de Nova Friburgo clama por doações de sangue

Banco de sangue, que atende outros 12 municípios, está em baixa
sexta-feira, 26 de maio de 2023
por Nathalia Rebello*
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

O Hemocentro Regional de Nova Friburgo Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins enfrenta atualmente queda expressiva na quantidade de doações de sangue com a procura de voluntários muito abaixo da demanda necessária. Não existe um motivo para essa baixa, segundo a direção do hemocentro, que apela por novas doações de sangue de todos os tipos. Além de Nova Friburgo, outros 12 municípios são abastecidos pelo hemocentro regional que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã.

Os homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três meses sendo permitido doar sangue até quatro vezes ao ano, porém, isso não acontece na prática. Muitas pessoas doam apenas uma vez e não se tornam fiéis ao costume da ação, observa a direção do hemocentro.

“É uma cultura da região o não comparecimento espontâneo dos doadores. A população geral é muito presente em situações de extrema necessidade. Um exemplo: tivemos o caso de uma menina que sofreu um acidente e naquela semana recebemos uma quantidade de doações surpreendente. Conseguimos em uma semana o que em muitos meses não conseguíamos, mas depois, a quantidade de doações caiu de novo”, disse o biólogo do hemocentro regional, Evaldo Ortega.

Os tipos sanguíneos mais utilizados são os do grupo A e O positivos. No entanto, a maior necessidade são de todos os tipos sanguíneos independente do RH. A demanda principal do hemocentro é voltada para os atendimentos do próprio hospital Raul Sertã (serviços de nefrologia e cirurgias), Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e atendimento de pacientes cardíacos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital São Lucas.

“É notável em momentos assim a importância de mutirões em fins de semana e aclamações pelas mídias e redes sociais a fim de lembrar a população da importância de doar sangue”, lembra o biólogo. 

Como doar 

O processo de doação de sangue, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, é totalmente indolor e sem nenhum risco à saúde. É feito por técnicos de enfermagem. Em caso de mal-estar, o paciente tem sua cadeira recostada para a oxigenação voltar e com todo cuidado é levado a sala de recuperação, além de receber lanche e auxílio médico.

Para doar é necessário ter em mãos um documento original com foto e seguir algumas recomendações. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de idade têm que estar acompanhados de um responsável; e pesar, pelo menos, 50 quilos.

Não é preciso estar em jejum, mas é necessário que a pessoa tenha se alimentado com comidas leves, evitando derivados de leite e comidas gordurosas. Também é importante estar hidratado, não ter consumido bebida alcoólica, não possuir doenças crônicas e estar em boas condições de saúde. O hemocentro funciona de segunda a sexta das 8h às 11h30, exceto feriados. Em caso de dúvidas e mais informações, ligue para (22) 2523-8084.

(*) estagiária com supervisão de Henrique Amorim 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: