Frizão sofre virada do América e cai para a Série B1

Tricolor ainda terá dois compromissos para encerrar a sua participação
segunda-feira, 17 de julho de 2023
por Vinicius Gastin
Frizão saiu na frente do marcador, mas não conseguiu segurar a vitória no Rio de Janeiro (Foto: Ascom/América)
Frizão saiu na frente do marcador, mas não conseguiu segurar a vitória no Rio de Janeiro (Foto: Ascom/América)

O Friburguense acreditou e lutou até as últimas circunstâncias. Foi melhor que o América em vários momentos da partida e chegou a abrir o placar, mas novamente não conseguiu segurar o resultado. A pressão por ter que vencer, a falta de experiência dos meninos e também a qualidade do adversário produziram um roteiro semelhante ao de outros jogos nesta Série A2. A derrota por 2 a 1 para o Mequinha, na tarde do último sábado, 15, no Giulite Coutinho, rebaixou matematicamente o Tricolor da Serra para a Série B1, a terceira divisão do futebol estadual.

Este foi o oitavo revés em nove rodadas, adicionando apenas um empate à campanha na competição. O Frizão marcou apenas três vezes e sofreu 13 gols, tendo um aproveitamento em torno de 3,7%. Números que podem parecer cruéis diante de alguns bons momentos vividos durante os jogos, mas que refletem toda a trapalhada promovida nos bastidores do clube, às vésperas da A2.

O Tricolor ainda terá dois compromissos para encerrar a sua participação. O primeiro deles contra o Resende, em duelo adiado da quinta rodada, no próximo dia 29 ou 2 de agosto, no Eduardo Guinle. Também em casa, no dia 2 ou 5 de agosto, o Frizão terá o Araruama como rival. Apesar de pouco valerem em termos de pontuação, os dois jogos já podem fazer parte da preparação para a Série B1, que terá início na primeira quinzena de setembro.

O jogo

Com as duas equipes ainda sonhando com os respectivos objetivos, o primeiro tempo foi de muita luta e pouca criatividade. A melhor oportunidade americana veio após a parada técnica. No bate-rebate no bico esquerdo da área, a bola sobrou livre para Henrique Mumu na linha da pequena área. De perna canhota, o zagueiro tirou do goleiro, mas a bola acertou o travessão deixando o torcedor incrédulo pela chance perdida.

Na volta do intervalo, o América voltou com três alterações na equipe, mas o Friburguense parecia melhor postado em campo. O time da casa em duas boas defesas de Júlio César, e o Tricolor foi quem balançou as redes aos 23 minutos. Em boa tabela no bico direito da grande área, Barrozo acertou um chute de primeira, sem chances para o goleiro.

O Frizão mantinha o controle do jogo, mas a bola alta voltou a assombrar o time comandado por Gerson Andreotti. Aos 25, em cobrança de escanteio de Gutemberg, Felipe Dias raspou na bola que morreu no fundo das redes, empatando o jogo. O América cresceu na partida, e aos 43 minutos, o zagueiro Juan Sosa avançou com a bola pelo campo adversário, tocou na lateral e se mandou para a área. Andrey fez boa jogada e rente a linha de fundo, cruzou para o camisa 3 subir livre e cabecear firme para o gol. Nos minutos finais o Friburguense ainda esboçou uma pressão, mas não conseguiu o gol de empate.

O Tricolor foi a campo com Júlio César, Ryan, Jhonata, Cris, Ronaldo, Johnny, Pedro Henrique e Barrozo; Israel, Gabriel e Lucas.

A Série A2

Após a rodada do fim de semana, Olaria e Americano ficaram perto da classificação para as semifinais da Série A2 Carioca ao vencerem seus jogos. O Azulão da Leopoldina reassumiu a liderança da Taça Santos Dumont, com 19 pontos, ao bater o Macaé Esporte, por 2 a 0, no Moacyrzão. Já o Cano chegou à vice-liderança da competição, com 18 pontos, ao vencer o Sampaio Corrêa, por 1 a 0, no Aryzão. O Galinho da Serra, apesar da derrota, segue em terceiro, com 17.

Fechado o G4 está o Artsul (16 pontos), que ficou no empate sem gols com a Cabofriense, no Nivaldo Pereira. O Tricolor Praiano tem 12, na 8ª colocação. Outro empate ruim para as duas equipes foi o 1 a 1 de Araruama e Maricá, no Lourival Gomes. A Arara segue ameaçado pelo rebaixamento, com 11 pontos, em nono lugar, enquanto o time metropolitano, com 12 (7ª posição), se afastou do G4. Encerrando a rodada, Gonçalense e Resende se enfrentam no Atílio Marotti, em Petrópolis, na próxima quinta-feira, 20, às 14h45.

Tabela do Frizão

Cabofriense 0 x 0 Friburguense

Friburguense 0 x 1 Maricá

Friburguense 0 x 2 Artsul

Sampaio Corrêa 1 x 0 Friburguense

Olaria 2 x 0 Friburguense

Friburguense 1 x 2 Macaé Esporte

Gonçalense 2 x 1 Friburguense

Friburguense 0 x 1 Americano

América 2 x 1 Friburguense

29/jul ou 02/ago - 14h45 - Friburguense x Resende*

02/ago ou 05/ago - 14h45 - Friburguense x CEAC/Araruama

*Jogo adiado da 5ª rodada

Classificação Série A2

1 º- Olaria, 19 pts

2 º- Americano, 18 pts

3 º- Sampaio Corrêa, 17 pts

4 º- Artsul, 16 pts

5 º- Gonçalense, 15 pts

6 º - América, 14 pts

7 º- Maricá, 12 pts

8 º- Cabofriense, 12 pts

9 º- Araruama, 11 pts

10 º- Resende, 10 pts

11º- Macaé, 10 pts

12º- Friburguense, 1 pt

  • Tricolor voltou a sofrer com a bola parada, levando o empate e permitindo o crescimento do adversário

    Tricolor voltou a sofrer com a bola parada, levando o empate e permitindo o crescimento do adversário

  • Rebaixado para a Série B1, Friburguense ainda terá dois compromissos pela A2

    Rebaixado para a Série B1, Friburguense ainda terá dois compromissos pela A2

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: