Frio deve aumentar na virada de maio para junho

Frente fria tem características de inverno e, ao que tudo indica, uma forte massa de ar frio de origem polar vai conseguir avançar pelo interior do Brasil
quarta-feira, 24 de maio de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Depois de vários dias com noites e manhãs geladas, a onda de frio deu uma trégua nesta semana com temperaturas em elevação durante o dia e mais baixas nas madrugadas e ao amanhecer, com os termômetros registrando entre 7 e 10 graus. Não há expectativa de temperaturas negativas para os próximos dias.

O ar frio intenso já saiu do Brasil, o que permite maior elevação das temperaturas nesta semana, mas, de acordo com o Climatempo, o frio deve voltar com força à Região Serrana do Rio. O radar já mostra uma forte massa de ar frio de origem polar para os últimos dias de maio e o início de junho.

Quando chega a frente fria

Entre os próximos dias 28 e 31, a frente fria deve avançar sobre o Sudeste do Brasil, provocando um pouco de chuva, que não deve se estender por muito tempo. Essa frente fria tem características de inverno e, ao que tudo indica, sua forte massa de ar frio de origem polar vai conseguir avançar pelo interior do Brasil.

Vacinação é essencial em épocas de frio 

A Secretaria Municipal de Saúde está oferecendo a vacinação contra a gripe para toda a população de Nova Friburgo com mais de seis meses de idade. A imunização é um importante aliado no combate ao vírus influenza, causador da gripe, que costuma atingir mais pessoas nesta época do ano quando as temperaturas caem bastante na Região Serrana.

A vacinação da gripe está sendo realizada continuamente no município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 nos postos de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria; Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira; José Copertino Nogueira, em São Geraldo e Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino.

Cuidados importantes

Seja no verão, no outono ou em qualquer outra estação, ao perceber os sintomas gripais, o primeiro passo é procurar um especialista, que pode ser um otorrinolaringologista, alergista ou imunologista. Em casos mais graves, é recomendado buscar atendimento em um pronto-socorro o mais rápido possível.

Pessoas propensas a alergias respiratórias devem evitar lugares fechados com muitas pessoas, mofo e cheiros fortes de produtos com química e poeira. Para evitar as infecções de vias aéreas superiores, é importante manter a higiene das mãos e evitar o contato delas com os olhos, nariz e boca. Usar soro nasal e beber muita água para limpar diariamente o nariz também favorece o combate desses problemas.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: