Friburguense encara o Rio de Janeiro pela primeira fase

Jogo de ida acontece nesta quinta-feira, 17, no estádio Joaquim Flores. A volta será na quarta-feira da semana que vem, 23, no Eduardo Guinle
quinta-feira, 17 de agosto de 2023
por Vinicius Gastin
Friburguense estreia na Copa Rio, mas tem como foco principal a disputa da Série B1 estadual (Fotos: Divulgação)
Friburguense estreia na Copa Rio, mas tem como foco principal a disputa da Série B1 estadual (Fotos: Divulgação)

O Friburguense sabe exatamente qual é a prioridade nesta temporada de 2023. Colocando na balança, em todos os aspectos – desportivo e financeiro, por exemplo – o retorno imediato à Série A2 seria o cenário dos sonhos. Em paralelo, contudo, o Tricolor da Serra possui uma possibilidade de voltar a jogar uma competição nacional. Embora não seja o principal foco, a Copa Rio é um compromisso no calendário do clube.

Provavelmente o tricolor usará os dois jogos contra o Rio de Janeiro e outros posteriores, em caso de classificação, como parte da preparação para a Série B1, que terá início em setembro, encarando, obviamente, com seriedade e buscando avançar o quanto for possível. O jogo de ida acontece nesta quinta-feira, 17, às 14h45, no estádio Joaquim Flores. A volta será na quarta-feira da semana que vem, dia 23, neste mesmo horário, no Eduardo Guinle.

Neste processo de remontagem, o Friburguense já não conta mais com algumas peças importantes. O zagueiro Jhonata, por exemplo, deixou o clube com destino ao Serra Macaense. O atacante Lucas e o meia Pedro Henrique, além de Leandrinho e dois goleiros, também não fazem mais parte do plantel. O Frizão integrou algumas peças do time Sub-17 – boa parte natural de Nova Friburgo – e fez um amistoso preparatório até o momento. Em duelo que irá se repetir na B1, o Tricolor venceu o Serrano por 1 a 0.

Caso avance na competição, o Friburguense irá encarar o Madureira. O trajeto até o final poderá ter adversários como Resende, Audax, Nova Iguaçu, Americano, Goytacaz e Olaria, por exemplo, que caíram no mesmo lado do chaveamento. O grande campeão tem a opção de escolher entre disputar a Copa do Brasil ou a Série D do Campeonato Brasileiro em 2024.

A Copa Rio é realizada com a participação de 24 clubes, sendo oito times da série A, oito da série A2, quatro da Série B1 e quatro da B2, selecionadas dentro da melhor classificação nos respectivos campeonatos estaduais de 2022. As partidas serão realizadas em sistema de cruzamento olímpico, ida e volta, dentro do grupo, classificando-se para a segunda fase a vencedora de cada grupo.

A primeira fase da competição terá jogos de ida e volta. As oitavas e quartas de final serão em setembro e a semifinal em outubro. As finais estão programadas para as primeiras semanas de novembro.

Já a equipe de juniores vai disputar a Copa Rio Sub-20 – Torneio Otávio Pinto Guimarães. O Friburguense vai encarar o Pérolas Negras, e caso avance, terá o Flamengo como rival nas oitavas de final. O primeiro jogo acontece nesta quinta-feira, 17, às 14h45, no Estádio do Trabalhador, em Resende, no sul fluminense, e a volta será no dia 24, neste mesmo horário, no Eduardo Guinle.

Tabelão da Copa Rio

Grupo A: Macaé x Duque de Caxias (Bangu aguarda o vencedor do duelo)

Grupo B: Sampaio Corrêa x Araruama (Portuguesa aguarda o vencedor do duelo)

Grupo C: Artsul x Serrano (Boavista aguarda o vencedor do duelo)

Grupo D: Gonçalense/Petrópolis x Pérolas Negras (Volta Redonda aguarda o vencedor do duelo)

Grupo E: Friburguense x Rio de Janeiro (Madureira aguarda o vencedor do duelo)

Grupo F: América x Belford Roxo (Resende aguarda o vencedor do duelo)

Grupo G: Olaria x Goytacaz (Audax aguarda o vencedor do duelo)

Grupo H: Americano x Barra da Tijuca (Nova Iguaçu aguarda o vencedor do duelo)

Foto da galeria
ricolor encara o Rio de Janeiro, e caso avance, terá o Madureira como adversário na próxima fase
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: