Friburgo terá dois deputados estaduais juvenis na Alerj

Foram realizadas eleições em duas etapas (1º e 2º turnos) em todos os municípios do estado
sexta-feira, 17 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A Alerj (Arquivo AVS)
A Alerj (Arquivo AVS)

Nova Friburgo terá dois deputados estaduais juvenis no programa da Alerj que leva estudantes do ensino médio da rede estadual para experimentar o parlamento, informa Wanderson Nogueira na sua coluna "Observatório". Inclusive, apresentando um projeto de lei que pode se tornar realidade.

Após a realização das eleições em duas etapas (1º e 2º turno) em todos os municípios do estado, Gabriela Lopes, do Colégio Estadual Galdino do Valle Filho, foi eleita com a maior votação e Felipe Gabriel Knupp (2º mais votado), do Colégio Estadual Rei Alberto I, herdou uma segunda vaga para o município na repescagem.

Mulheres são maioria
Praticamente todos os municípios da região terão parlamentares juvenis, sendo que além de Nova Friburgo, Cantagalo também terá dois representantes. Ambos ficaram com mais vagas por terem tido maior engajamento, preenchendo vagas não ocupadas por outros municípios do Estado. Ao todo serão 97 parlamentares juvenis de 77 dos 92 municípios fluminenses. Curiosidade interessante é que diferente do parlamento oficial, a maioria dos representantes é do gênero feminino: 53 a 44.

Os eleitos agora passarão por capacitações online e presenciais para confeccionar seus projetos de lei. Na última semana de abril próximo, eles ficarão na Alerj, discutindo seus projetos, fazendo cursos e visitações em uma extensa programação na capital fluminense.  

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: