Friburgo tem três candidatos a deputado estadual juvenil

Eleições ocorrem em todas as 26 escolas estaduais do município
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A Alerj (Arquivo AVS)
A Alerj (Arquivo AVS)

Nova Friburgo tem três candidatos a deputado estadual juvenil, informa Wanderson Nogueira na sua coluna "Observatório". As inscrições para o programa da Alerj se encerraram no último fim de semana. Na disputa para representar o município estão os alunos Gabriela Lopes, do Colégio Estadual Galdino do Valle Filho; Felipe Gabriel Knupp, do Rei Alberto I e Monique Cler Paulo, do Jamil El-Jaick. Cada um dos 92 municípios do Estado tem pelo menos um representante. Nova Friburgo teve representante em todas as 12 edições já realizadas.

Disputa em 2º turno

O 1º turno do Parlamento Juvenil acontece nesta quinta, 28, e sexta-feira, 29, em todas as escolas que teve mais de um candidato. No caso de Nova Friburgo, por terem sido candidatos únicos em suas escolas, os três vão direto para o 2º turno. Nessa etapa, as eleições ocorrem em todas as 26 escolas estaduais do município, independente de terem tido os não candidatos.

Candidatos da região

Na região, haverá 1º turno em Cachoeiras de Macacu (Escola Sol Nascente); em Cantagalo (Maria Zulmira Torres) e em Carmo (Ciep 280 Vasco Fernandes da Silva Porto). Os eleitos dessas escolas disputarão a representação do município com os candidatos únicos de outras unidades escolares que estão automaticamente no 2º turno.

22 candidatos em uma só escola

Em todo o Estado, mais de 60 escolas terão eleições em 1º turno. A eleição mais concorrida está na capital. O Colégio Erick Walter Heine, de Santa Cruz, na Zona Oeste, tem 22 candidatos. Destaque ainda para o Ciep 179 Professor Claudio Gama, do município de São João de Meriti. Lá, são nove candidatos. Na pequena Porto Real, o Colégio República Italiana conta com seis candidatos na disputa pela vaga.

Todos votam

Podem votar todos os alunos da rede estadual que estejam no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Findada a apuração do 1º turno, os eleitos já poderão começar suas campanhas nos seus municípios para a eleição do 2º turno, prevista para 19 a 21 de novembro. Os eleitos ainda passarão por capacitações para confeccionarem seus projetos de lei e a previsão é que passem uma semana na Alerj entre os dias 24 a 30 de abril.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: