Frente fria avança e deixa estado do Rio em alerta para temporais

Especialmente na região serrana os temporais devem ser muito persistentes e volumosos
quinta-feira, 18 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

De acordo com o Climatempo, nesta quinta-feira, 18, uma área de baixa pressão próxima ao Sudeste vai originar uma frente fria que vai se deslocar em direção ao estado do Rio nos próximos dias. Esse sistema vai reforçar as instabilidades no estado. Já na quinta, as pancadas devem começar a ocorrer, a partir da tarde, em boa parte do território fluminense. É chuva forte e acontece acompanhada de raios e rajadas de vento de até 70km/h.

Na sexta-feira, 19, essas pancadas se intensificam e ganham volume. Há previsão de temporais que podem ocorrer já pela manhã e se prolongam até a noite, intercalando momentos de melhora. Essa chuva excessiva pode ocasionar transtornos como pontos de alagamentos e enchentes.

No sábado, 20, com o solo já saturado, o volume da chuva deve ser ainda maior. A presença de um cavado meteorológico ajuda a formação de nuvens carregadas. Especialmente na região serrana os temporais devem ser muito persistentes e volumosos. E mais uma vez, deve ser um dia que além da chuva, a ventania também ocorre. 

No domingo, 21, ainda deve haver muita nebulosidade e chance de pancadas de chuva a qualquer hora em toda a região. E as temperaturas vão caindo um pouco ao longo do fim de semana. Ainda deve fazer calor, mas com menos intensidade do que antes da chegada da frente fria.

Alerta de chuva forte e ventos intensos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuva forte e ventos intensos para a região sudeste. O alerta, que começou às 10h desta quinta, 18, é válido até sexta, 19. A chuva pode chegar a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Os ventos podem chegar a 60 quilômetros por hora.

Previsão do tempo para Nova Friburgo

  • Sexta-feira, 19:  Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Mínima de 19 graus e máxima de 28 graus. 
  • Sábado, 20: Muitas nuvens com pancadas de chuva, por vezes forte, e com trovoadas isoladas. Mínima de 19 graus e máxima de 28 graus. 
  • Domingo, 21: Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Mínima de 17 graus e máxima de 25 graus.
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: