Folia de Reis: evento recria a jornada dos reis magos em visita ao menino Jesus

Celebração é realizada todo dia 6 de janeiro, com cortejo dos reiseiros e atividades festivas
sexta-feira, 05 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Fotos: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Relembrando a visita dos reis magos ao menino Jesus, a Folia de Reis oferece ao público, músicas, orações, danças, roupas, acessórios e variada e saborosa gastronomia típica durante a sua realização. Faz parte da programação, um grupo de pessoas bater à porta das casas que encontram pelo caminho, e serem recebidos pelos moradores com alimentos e prendas. Em seguida, os integrantes agradecem e continuam a caminhada pelas ruas da cidade.

A Folia de Reis celebra a história dos reis Magos — Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar — que ao receberem de uma estrela cadente a notícia da chegada do Messias, seguiram em direção a Belém, para conhecer o menino Jesus e presenteá-lo com ouro, incenso e mirra. 

De acordo com o Novo Testamento, Jesus nasceu em Belém, uma cidade atualmente localizada no território palestino da Cisjordânia, a cerca de 10 quilômetros ao sul de Jerusalém (no estado de Israel). A celebração acontece todo ano, com cortejo dos reiseiros e atividades festivas a partir do dia 24 de dezembro até o dia 06 de janeiro, simbolizando o tempo da jornada dos três reis.

A manifestação católica, também cultural e festiva, originária da Europa, chegou ao Brasil com os portugueses, que a introduziram no período da colonização. Aqui, elementos do folclore foram adotados pela população, enriquecendo o tradicional evento.

Folia em Friburgo

Em Nova Friburgo, a festa possui características próprias. Cada grupo possui uma bandeira dedicada ao santo de devoção, formado pelo mestre de folia, contramestre, músicos, cantadores e palhaços. Todos são integrantes da Associação de Grupos de Folias de Reis, que levam às ruas a representação da caminhada dos três reis ao encontro do menino Jesus.

O vice-presidente da Associação das Folias de Reis, João Batista, informou que a partir das 19h deste sábado, 06, a programação do Presépio contará com quatro jornadas de Folias, na Praça Lafayette Bravo Filho, em Conselheiro Paulino. A programação especial acontecerá aos sábados, sempre a partir das 19h. 

“Nos dias 20 e 21 de janeiro [sábado, às 19h, e domingo, a partir das 09h] vamos encerrar o evento com o Festival da Folia, cuja programação, no domingo, vai durar o dia inteiro”, informou Batista.

A Associação das Folias de Reis, com cerca de 20 anos de fundação, sem fins lucrativos, tem como objetivo manter viva a tradição cultural e religiosa da manifestação criada no século 19. Mesmo com a diminuição no número de adeptos do folclore, vale destacar que Nova Friburgo tem uma das maiores representações de Folias de Reis do estado e os grupos locais — sediados em diversos bairros como Olaria, Conselheiro Paulino, Alto do Floresta, Varginha e Jardinlândia — são sempre convidados para encontros e jornadas em outras cidades.

Jornadas

Oficialmente, a festa começa no dia 25 de dezembro, quando os grupos saem às ruas cantando e tocando em louvor ao nascimento de Jesus, e lembrando os reis magos, que viajavam guiados pela estrela de Belém. Apesar do ápice dos festejos ocorrer no dia 06 de janeiro, quando terminam as comemorações natalinas, em Conselheiro Paulino o evento é organizado de forma a ser apresentado também nas proximidades do dia do padroeiro do estado, São Sebastião, em 20 de janeiro.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: