Fim de semana deve ser de calor, sol e chuvas isoladas

Uma baixa pressão atmosférica na costa do Estado do Rio ajuda a formar mais nuvens carregadas sobre o Sudeste
sexta-feira, 01 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

De acordo com o Climatempo, nuvens muito carregadas continuam crescendo por quase todo o Brasil por causa do ar quente e da grande disponibilidade de umidade sobre o país. Com isso, fortes pancadas de chuva  podem ocorrer neste fim de semana em vários estados.

Uma baixa pressão atmosférica na costa do Rio de Janeiro deve ajudar a formar mais nuvens carregadas sobre o sudeste brasileiro. Com isso, as condições para chuva aumentam por causa da combinação do ar quente e úmido que se encontra sobre a região, além da presença de uma baixa pressão atmosférica na costa. O movimento do ar no sentido horário induzido pela baixa pressão ajuda a concentrar a umidade estimulando a formação de mais nuvens carregadas. 

Na maioria das áreas do Sudeste, o sol deve aparecer neste fim de semana pela manhã, já com a presença de um pouco de nuvens, mas as pancadas de chuva com raios só devem ocorrer à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte na maior parte do Sudeste.

Quando termina o El Niño e começa o La Niña

O fenômeno El Niño continua em fase de enfraquecimento no decorrer de março, mas ainda terá influência no clima do Brasil. Este episódio do El Niño começou a se desenvolver no fim do outono de 2023 e atingiu seu máximo entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

Tecnicamente o fim do El Niño e início da fase de neutralidade da temperatura do Oceano Pacífico Equatorial, na costa do Peru, só deve ocorrer em abril. O Outono de 2024 deve ser caracterizado em condições de neutralidade do Pacífico Equatorial, isto é, nem El Niño e nem La Niña.

Em  julho de 2024 espera-se o início do desenvolvimento de um novo La Niña, o que deve prosseguir durante todo o inverno.

Qual a diferença entre El Niño e La Niña?

 El Niño e La Niña são fenômenos cíclicos de interação oceânica-atmosférica. Os dois fenômenos ocorrem no oceano Pacífico Equatorial, na costa do Peru, mas um é o oposto do outro.

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento da água do Pacífico Equatorial na costa peruana em pelo menos 0,5°C acima da temperatura média normal e por pelo menos três trimestres consecutivos. 

O La Niña é caracterizado pelo resfriamento da água do Pacífico Equatorial na costa peruana em pelo menos 0,5°C abaixo da temperatura média normal e por pelo menos três trimestres consecutivos. Quando nenhuma destas condições são verificadas, o Pacífico Equatorial está em situação de neutralidade. 

O aquecimento e o resfriamento da água do mar ocorrem na superfície oceânica e em profundidade. Essas alterações de temperatura são observadas em uma enorme região do oceano Pacífico Equatorial e causa grandes modificações na circulação dos ventos e na pressão atmosférica nesta região. Estas modificações são tão poderosas que mudam o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta.

O El Niño e o La Niña ocorrem no mesmo local, na costa do Peru, no oceano Pacífico Equatorial, mas mudam o clima em muitas regiões do planeta. No Brasil, os efeitos mais comuns do El Niño são provocar muita chuva na Região Sul no inverno/primavera e reduzir a chuva no verão em áreas do Norte e do Nordeste. Os efeitos no Sudeste e no Centro-Oeste não são tão marcantes, como nas outras regiões, mas de forma geral, o El Niño deixa a chuva irregular e aumenta a temperatura. O La Niña facilita a entrada do ar frio de origem polar no interior do Brasil podendo deixar os invernos mais frios e prolongados.

Previsão para Nova Friburgo

(Fonte: Climatempo)

Sábado, 2: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Mínima de 17 graus e máxima de 23. 

Domingo, 3: Sol com algumas nuvens. Não chove. Mínima de 16 e máxima de 23.

Segunda, 4: Aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Mínima de 15 e máxima de 25.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: