Férias escolares: como ocupar o tempo das crianças em casa?

Mesmo com chuva e dentro de casa há muitas atividades que podem ser feitas. Colônias são também uma boa opção
sexta-feira, 14 de julho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Paula Johas/Firjan)
(Foto: Paula Johas/Firjan)

Se os adultos já não aguentam mais o frio e os dias nublados, imaginem as crianças. Ficar dentro de casa com crianças em férias escolares pode ser desafiador para alguns pais. Mesmo com chuva e frio, há muitas atividades que podem ser feitas e que encantam crianças de todas as idades e também alguns adultos. Para os pais que não conseguem tirar férias junto com as crianças, uma boa alternativa são as colônias de férias. 

Nesta segunda-feira, 17, começa a colônia de férias do Sesi Friburgo.  Voltada para crianças entre 4 e 14 anos, a colônia vai até o próximo dia 27. Ainda é possível se inscrever. A programação da colônia contará com oficinas nas temáticas de saúde e estímulo aos hábitos saudáveis; modalidades esportivas; atividades maker, onde as crianças colocam a “mão na massa” para criar dobraduras de papéis ou construir instrumentos musicais, por exemplo; jogos cooperativos, gincanas e desafios em equipe. A colônia de férias do Sesi acontecerá das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone  4002-0231, das 9h às 18h.

O Nova Friburgo Country Clube também oferecerá uma colônia de férias para filhos dos sócios e não sócios. As inscrições estão abertas. Serão duas semanas de muita diversão para os pequenos. Haverá diversas atividades e as inscrições podem ser feitas na secretaria do clube, e as informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 99978-0906.

Sugestões de atividades para divertir a garotada 

Areia movediça

Materiais necessários: bacia, amido de milho e água. Misture na bacia o amido de milho e um pouco de água. No fundo da bacia fica rígido e difícil de pegar, mas ao pegar se torna líquido. Essa experiência desperta a curiosidade e é uma experimentação sensorial muito divertida.

Colagem divertida

Materiais necessários: revistas ou livros que possam ser recortados, tesoura, cola, folha A4. Peça para que a criança recorte diferentes imagens e diga que ela precisa criar um personagem utilizando um pedaço de cada imagem. O personagem fica engraçado, as crianças adoram essa experiência e ainda é possível incrementar inventando uma história para esse personagem.

Circuito de obstáculos

Materiais necessários: almofadas, cadeiras, fita crepe ou corda. Faça um circuito onde a criança precisa pular, passar pelo túnel feito de cadeiras, rolar, andar em cima da linha feita com fita crepe ou corda. Você inicia com algumas ideias e depois geralmente as crianças vão inventando outras.

Desenhar e colorir

Materiais necessários: lápis de cor ou giz de cera, folhas A4 e/ou desenhos impressos.

Jogos de tabuleiro

Dama, jogo da memória, quebra-cabeça e dominó são sempre bem-vindos em qualquer ocasião.

Pintura com guache no banheiro

Tinta sempre faz um pouco de sujeira, para minimizar, uma ótima sugestão é deixar que a criança brinque com tintas dentro do box do banheiro, com o chuveiro desligado. Acabando a brincadeira, liga-se o chuveiro. Essa atividade proporciona uma liberdade em poder usar tinta livremente, sem o limite do papel ou o medo de sujar a roupa e isso traz uma maior animação às crianças.

Massinha caseira

Materiais necessários: 1 xícara de sal, 4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara e meia de água, 3 colheres de sopa de óleo, corante alimentício ou suco em pó e uma vasilha para misturar. Preparo: Em uma vasilha grande misture a farinha de trigo e o sal. Em seguida, adicione a água e o óleo. Misture a massinha de modelar caseira até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água. O último ingrediente é o corante, você pode usar corantes alimentícios como o colorau. A quantidade de colorau que você colocar é que vai dar o tom mais avermelhado ou mais alaranjado da massinha. Você pode fazer uma massinha branca sem adicionar nenhum corante.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: