Ex-assessor técnico da Saúde diz que Raul Sertã poderia ter hoje 50 leitos

Marcelo Murta contesta informações oficiais e diz que 30 respiradores hoje parados já poderiam estar sendo usados. Atual secretária rebate
sexta-feira, 26 de março de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Leito de UTI/Covid do Raul Sertã no início da pandemia (Arquiivo AVS)
Leito de UTI/Covid do Raul Sertã no início da pandemia (Arquiivo AVS)

O ex-assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, Marcelo Murta, que chegou a ter o nome anunciado como titular da pasta em janeiro, cargo hoje ocupado pela enfermeira concursada Nicole Ribeiro Lessa Cipriano, contestou a reportagem de A VOZ DA SERRA que noticiou na última semana que a prefeitura assumiu a gestão de todos os 20 leitos de UTI/Covid do Hospital Municipal Raul Sertã.

 Na reportagem, a secretária Nicole esclarece que a notícia de que o Ministério da Saúde havia autorizado dez leitos não significava novas vagas, e sim “a habilitação dos dez leitos já existentes que eram administrados e custeados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro”. A mesma reportagem informa ainda que os 30 respiradores adquiridos pela prefeitura em janeiro ainda estão inoperantes, à espera da abertura de novos leitos.

Segundo Murta, as informações não procedem. Em mensagem ao jornal, ele diz que 30 novos leitos foram solicitados, aprovados e habilitados pelo governo estadual e que, ao contrário do que a prefeitura prega, existe quantitativo suficiente de médicos para a abertura desses leitos.

“Não compreendo o motivo da não abertura dos mesmos (os 30 leitos). Esses respiradores, conseguidos com muito esforço, deveriam estar sendo utilizados em benefício da população”, afirmou Murta, que recusou o cargo de secretário de Saúde em janeiro, deixou o governo e está trabalhando na iniciativa privada.

Segundo o ex-assessor técnico, o Hospital Raul Sertã poderia ter hoje 50 leitos de UTI/Covid funcionando plenamente. “Comprovamos ao estado que possuímos médicos, enfermeiros e técnicos além de todos equipamentos para a liberação desses leitos”, sustenta.

O que diz a prefeitura

A secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, esclareceu que enquanto Murta esteve na pasta, ela era diretora administrativa do Hospital Municipal Raul Sertã e, devido a isso, ela participou pessoalmente da inspeção feita por representantes do Governo do Estado do Rio no hospital na época. O objetivo da observação da equipe do estado era analisar as condições e viabilidade da habilitação de 50  leitos, o que não foi possível, pois os fiscais só encontraram a área física pronta, sem camas e quaisquer tipos de equipamentos, mão de obra técnica em número insuficiente etc. 

Para credenciar tantos leitos, seria necessário apresentar um relatório fotográfico dos equipamentos montados, com escala médica e de enfermagem própria. Nada disso ocorreu; inclusive o site da Secretaria estadual de Saúde corrobora a informação: “permanecendo no plano”. 

Nicole afirma ainda que, enquanto diretora da unidade, informou ao então secretário Marcelo Murta sobre a inviabilidade de habilitação dos 50 leitos e que havia a possibilidade de serem abertos 29 leitos. Ao assumir a pasta, a atual secretária, Nicole Cipriano, cancelou o pedido de habilitação dos 50 leitos. Por ser técnica, conhecia da impossibilidade de sua implantação e, agora, trabalha para viabilizar a estrutura exigida pelo estado visando a instalar os 30 respiradores enviados ao município por meio de emenda parlamentar.

A secretária informou também que os respiradores estão montados e testados pela própria fabricante, aguardando a conclusão da construção de subestação elétrica própria para a nova área.  

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | Governo