Evento na próxima semana vai discutir estratégias para enfrentar chuvas fortes

Público-alvo são representantes da sociedade, servidores, estudantes de pós-graduação e equipes da Defesa Civil
sexta-feira, 15 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
A tempestade de 2011 deixou um rastro de destruição. Prevenir novos desastres deve ser uma atitude permanente (Fotos: Arquivo AVS)
A tempestade de 2011 deixou um rastro de destruição. Prevenir novos desastres deve ser uma atitude permanente (Fotos: Arquivo AVS)

Nos próximos dias 21 e 22 será realizado em Nova Friburgo o workshop gratuito ‘Projeto Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (Cope)’,  das 9h às 17h, no auditório do Centro Administrativo da prefeitura, na Avenida Alberto Braune, 224. 

O evento é organizado pelo Cemadem e Instituto Friburgo Solidário,  com o apoio da Fapesp. O público-alvo são representantes da sociedade civil, servidores públicos, estudantes de pós-graduação, operadores da Defesa Civil, entre outros interessados no tema. Para participar, é preciso se inscrever por aqui. Mais informações pelo e-mail victor.marchezini@cemaden.gov.br. A participação no evento é gratuito.  

Programação

Quinta-feira, 21

  • 9h: Mesa de abertura

  • 9h30: Apresentação dos participantes

  • 10h15: O que é o Projeto Cope? (Victor Marchezini-Cemaden/MCTI)

  • 10h30: Mapeamento de perigo de Nova Friburgo-RJ (Pedro Higgins/Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Nova Friburgo-RJ)

  • 11h: Vulnerabilidade a inundações e deslizamentos em Nova Friburgo (Silvia Saito-Cemaden/MCTI)

  • 11h30: Debate

  • 12h: Almoço

  • 14h: Oficina Mapeamento Participativo de Riscos de Desastres

  • 15h30: Café: Como podemos nos preparar melhor para eventos extremos?

Sexta-feira, 22

  • 9h: oficina Previsão e Monitoramento de Eventos Extremos (Caroline Mourão-Cemaden/MCTI)

  • 10h30: Oficina sobre Comunicação de risco e de alertas

  • 12h: Almoço

  • 14h: Oficina sobre Plano de Contingência e Preparação para Eventos Extremos

  • 16h: Avaliação do workshop e sugestões para novas atividades

A tragédia climática de 2011

A Região Serrana do Rio sofreu, em 2011, a maior tragédia climática da história do Brasil, quando a tempestade da madrugada de 12 de janeiro deixou mais de 900 mortos (quase 500 deles em Nova Friburgo) e quase 100 desaparecidos. Também foram duramente afetados os municípios vizinhos de Petrópolis e Teresópolis. Em apenas três horas, o volume de água ultrapassou a expectativa mensal para a região, provocando deslizamentos e enchentes. Segundo dados das prefeituras e da Defesa Civil estadual, na época, cerca de 35 mil pessoas perderam suas casas ou tiveram que deixá-las por riscos de deslizamento.

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: