Euterpe faz parceria para cursos profissionalizantes de música

Iniciativa terá a participação do Centro Cultural Feso Pro Arte e a Escola de Música da UFRJ
sexta-feira, 03 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O maestro titular da banda Euterpe Friburguense, Nelson José da Silva Neto, e o músico e professor da Escola de Música Samuel Antonio dos Santos, o trompetista Francisco Duarte representando a Euterpe, semana passada, em Teresópolis, para definir uma parceria com o Centro Cultural Feso Pro Arte, por meio da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo é ofertar diversos cursos de aperfeiçoamento aos músicos e musicistas da agremiação musical friburguense, a partir do ano que vem.

Nelson e Francisco participaram da reunião em Teresópolis a convite da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) e da Escola de Música da UFRJ. Na ocasião, foram apresentadas a proposta e a programação dos cursos, que terão vagas para o aprendizado de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone e tuba/eufônio.

Além de aulas coletivas de cada instrumento, também estão programadas atividades de prática de conjuntos de cordas e sopros (madeiras e metais), com aulas que serão realizadas, quinzenalmente, aos sábados, em Teresópolis, entre 10h e 12h (instrumentos) e das 14h às 16h (prática de conjunto), com início previsto em 9 de março de 2024.

Oportunidade

De acordo ainda com o maestro Nelson José, trata-se de uma excelente oportunidade aos músicos euterpistas de dispor, gratuitamente, de aperfeiçoamento, objetivando buscar a melhoria técnica e musical de seus integrantes, tendo aulas com nomes expoentes, entre os quais destacou o professor Aloísio Fagerland (fagotista do quinteto Villa-Lobos e professor de fagote da UFRJ), em prática de quinteto de sopros e o professor Leandro (doutor em trompete e igualmente professor da UFRJ), em prática de quinteto de metais.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: