Estudo propõe ampliar vacinação em adultos no estado

Iniciativa da prefeitura carioca tem a parceria do Ministério da Saúde e Fiocruz
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)

Diante do aumento desenfreado de casos de dengue por todo o país e o início da vacinação contra a doença ainda priorizando somente crianças e jovens em algumas regiões do Brasil, o Estado do Rio de Janeiro poderá ser pioneiro na ampliação da campanha de vacinação contra a dengue. A prefeitura da capital fluminense anunciou nesta sexta-feira, 16, a proposta de liderar um estudo para verificar a viabilidade da ampliação da campanha de vacinação de adultos, de 18 a 40 anos. A iniciativa já conta com o apoio do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O estudo contará com a participação de voluntários e deverá ser iniciado com moradores da região de Guaratiba, na Zona Oeste da capital, onde se concentra um número expressivo de casos. Durante dois anos, os pesquisadores deverão reunir informações sobre evolução de casos da doença em determinadas regiões, internações e mortes, observando o comportamento de pessoas vacinadas e não vacinadas contra a dengue.

Atualmente, o imunizante japonês Qdenga, do laboratório Takeda, oferece proteção contra quatro tipos da dengue e as doses vem sendo palicadas em regiões consideradas endêmicas no Brasil. Na última semana, municípios do Estado de Goiás começaram a ser contemplados com a vacinação.

Quatro mortes no Estado do Rio

O Estado do Rio de Janeiro já contabiliza quatro mortos devido a dengue: dois na capital, um em Mangaratiba, na região da Costa Verde, e outro em Itatiaia, no Sul fluminense. A última morte foi confirmada pelo Governo do Estado na última quarta-feira, 14. A vítima é um rapaz de 23 anos, morador do bairro Senador Camará, na Zona Oeste carioca.

De acordo com o Painel Monitora Dengue, da Secretaria estadual de Saúde (SES-RJ), o estado contabilizava até a última quarta-feira, 14, pelo menos 30.311 casos prováveis da doença. No ano passado inteiro, o estado registrou 51.479 casos prováveis de dengue, com 32 mortes.

O aumento do número de casos em 2024 fez a Prefeitura do Rio de Janeiro decretar situação de emergência na capital. Foi criado um Centro de Operações e Emergência com a disponibilização imediata de leitos específicos para pacientes com dengue nos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), além da abertura de dez polos de atendimento específico para pacientes com sintomas da dengue.

Nova Friburgo, até o final de janeiro, contabilizava 54 casos suspeitos de dengue, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.        

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: