Estado tem déficit de 25 mil policiais, diz secretário de Segurança

Confirmação foi feita em debate da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia, na Alerj
sexta-feira, 15 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

Durante reunião extraordinária da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na última terça-feira, 12, o secretário estadual de Segurança Pública, Victor Santos, afirmou que o estado possui déficit de aproximadamente 25 mil policiais militares e civis. Durante o evento, os deputados e autoridades debateram medidas para reduzir a criminalidade, em especial durante o verão e férias escolares.

De acordo com o secretário, o efetivo da PM, atualmente, é de aproximadamente 43 mil agentes, sendo que o ideal seria um contingente de 63 mil. Já a Polícia Civil conta com cerca de oito mil policiais em seus quadros, enquanto o ideal seria 13 mil. "Na Polícia Civil, a quantidade de ativos é quase igual à de inativos. Concursos estão previstos, mas são medidas de médio a longo prazo porque precisam de dinheiro e levam tempo para acontecer. Hoje, temos que adequar o efetivo para atender às demandas", explicou o secretário.

O presidente da Comissão, deputado estadual Márcio Gualberto (PL), disse que a Alerj e as autoridades da área da segurança estudam soluções para aumentar o efetivo das polícias a curto prazo. Entre elas está a convocação de candidatos aprovados nos últimos concursos das polícias Militar, Civil e Penal e que ainda não foram chamados. Segundo o parlamentar, há aproximadamente 600 concursados em cada instituição.

"Há um concurso para a PM que está em curso, e candidatos aprovados em 2014 aguardando convocação. A Alerj vem defendendo que esses concursados sejam chamados. São aproximadamente 600 candidatos em cada polícia", explicou Gualberto.

O deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB) destacou a importância de haver colaboração das prefeituras fluminenses com a segurança, através das guardas municipais. O parlamentar acrescentou que, só na capital, a corporação possui cerca de sete mil agentes. "A palavra de ordem é integração com todo o interior. Faz-se necessária a colaboração entre os poderes. Os indicadores de criminalidade no estado são bons, mas a tão falada sensação de segurança ainda é um dilema. Infelizmente, as polícias prendem e os indivíduos voltam a delinquir", frisou o deputado.

Estrutura da secretaria

O deputado estadual Luiz Paulo (PSD) perguntou ao secretário como funcionará a estrutura da nova Secretaria estadual de Segurança Pública. Victor Santos explicou que o Governo do Estado do Rio de Janeiro já encaminhou mensagem à Alerj estabelecendo a criação da pasta e que, atualmente, ele é o único servidor nomeado. A expectativa é de que, em caso de aprovação pelo Poder Legislativo, a secretaria conte com até 84 funcionários. Por fim, Santos afirmou que o órgão terá a função de estabelecer a integração institucional das secretarias estaduais de Polícia Militar e de Polícia Civil entre si e com os demais entes públicos.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: