Estado ganha programa de controle de resíduos sólidos

Objetivo é reduzir o impacto da produção e do consumo sobre os recursos naturais
sexta-feira, 19 de maio de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O governador em exercício Thiago Pampolha (União Brasil) apresentou, na última semana, o Programa Estadual de Gestão de Resíduos Integrada e Desenvolvimento Sustentável (Progride), cujo objetivo é reduzir o impacto da produção e do consumo sobre os recursos naturais, através da promoção do desenvolvimento sustentável e da consolidação de uma economia circular.

Também caberá ao Progride elaborar estratégias para a contenção dos impactos ambientais provocados pela má gestão dos resíduos, além de garantir a destinação adequada do lixo. “A gestão dos resíduos sólidos urbanos ainda é um grande desafio para muitas cidades de todo o Brasil. O problema é complexo e demanda esforços coletivos, além de sinergia entre o estado, municípios e todos os setores da sociedade. O Governo do Estado do Rio de Janeiro está empenhado em identificar soluções e maximizar o desenvolvimento sustentável fluminense”, destacou Pampolha durante o evento.

O Progride faz parte da agenda do ‘Pacto pelo Saneamento do Estado do Rio de Janeiro’, criado através do decreto estadual 42.930, de 18 de abril de 2011. A elaboração do programa partiu das metas estabelecidas no Novo Marco do Saneamento, no Planares e em leis estaduais para a construção da proposta do Plano de Ação.

“Logística Reversa”

Thiago Pampolha já havia assinado, em fevereiro, o decreto de regulamentação da Logística Reversa no Rio de Janeiro, por meio do qual são instituídas normas sobre o descarte adequado de resíduos sólidos, como: pilhas, baterias, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes, produtos eletroeletrônicos, entre outros itens. (Com informações do jornal O Dia)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: