Espetáculo de dança “Ou 9 ou 80” é atração nesta quinta no Sesc

Performance vencedora do Prêmio APCA reúne bailarinos do Rio e de São Paulo numa narrativa coreografada sobre o cotidiano de jovens periféricos
quinta-feira, 09 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Sesc Nova Friburgo recebe, nesta quinta-feira, 9, às 19h, o premiado espetáculo “Ou 9 ou 80”, da Clarin Cia de Dança. Vencedor do Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Artes, como melhor espetáculo de dança presencial, em 2021, a performance com bailarinos do Rio de Janeiro e de São Paulo faz uma narrativa sobre a vida cotidiana de muitos jovens periféricos que, mesmo diante das dificuldades, encontram inspiração e motivação para a vida. 

“Ou 9 ou 80” traça um paralelo ao abordar nove mortes de jovens em um baile funk em Paraisópolis, na capital paulista, em 2022, e os 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe, bairro da zona norte carioca, em 2019, que resultaram na morte de um homem.

Embalado pela cultural do passinho e por letras de funk que narram suas revoltas, abismos sociais, desesperança, mas também seus anseios, sua alegria e uma imensa criatividade, o espetáculo vai levar ao palco do Sesc as vidas dos dançarinos das periferias dessas duas cidades, apresentando as dificuldades que sofrem diariamente com o racismo, a homofobia, a gordofobia, a desigualdade social, e demonstrando que, mesmo com tantos obstáculos, superam seus obstáculos. 

Vencedor do Prêmio APCA de Melhor Espetáculo de Dança presencial em 2021, a performance foi selecionada pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar para apresentações nas unidades da instituição. Além de Nova Friburgo, o espetáculo também vai passar por Niterói, São Gonçalo, Barra Mansa e São João de Meriti.  

Formado por artistas com vivências na capoeira, passinho, breaking, ballet e danças brasileiras, a Clarin Cia de Dança foi criada em 2009 pelo coreógrafo maranhense Kelson Barros, que possui passagens pelo Balé Folclórico de São Paulo e o Corpo de Baile Jovem do Teatro Municipal da mesma cidade. Desde 2016, ele é coreógrafo em comissões de frente do carnaval paulista, premiado quatro vezes nessa categoria. Já teve também performances apresentadas em Washington, capital dos Estados Unidos, e na ONU, em Nova York. O espetáculo tem classificação etária de 12 anos. O Sesc fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 231, com ingressos a R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia) e gratuito (credencial plena Sesc e públicos cadastrados no PCG).

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: