Equilíbrio entre o crescimento econômico e preservação da natureza

Município de grande referência industrial tem 40% do seu território coberto por mata atlântica
segunda-feira, 15 de maio de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Regina Lo Bianco)
(Foto: Regina Lo Bianco)

Rodeada por montanhas, Nova Friburgo tem uma das maiores biodiversidades do Brasil - algo em torno de 3.500 espécies por hectare e 40% do seu território é coberto por mata atlântica. Hoje, a cidade detém o título de maior produtor de morango, couve-flor e flores de corte do estado, além de produzir tomate, inhame, truta, alface, olericultura e hortaliças em geral.

O município faz parte da região serrana fluminense, que continua sendo a maior produtora de hortaliças do estado e a principal fornecedora de hortifrutigranjeiros para o Ceasa-RJ, no Grande Rio. Passados dois séculos de fundação, Nova Friburgo hoje soma 204.625 habitantes, segundo projeções do censo demográfico que está sendo finalizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A cidade pulsa e se destaca com o empreendedorismo e a garra do seu povo. Nova Friburgo sempre foi pioneira, desde as primeiras fábricas têxteis e eletromecânicas até as confecções de lingerie. Seu pujante polo de moda íntima atrai compradores de diversos estados e municípios e é responsável por 25% da produção de lingerie do Brasil, além de sediar a Fevest, a mais importante feira brasileira do setor de moda íntima, praia, fitness e matéria-prima.

O município conta ainda com aproximadamente 1.300 confecções, que produzem cerca de 114 milhões de peças por ano. Além disso, o setor gera em torno de 20 mil empregos, sendo dez mil diretos e outros dez mil indiretos, movimentando não apenas a economia local, mas de toda a região. Nova Friburgo reúne aproximadamente 160 lojas do segmento de lingerie, moda praia, fitness e roupas de dormir.


(Foto: Henrique Pinheiro)

O município também é conhecido mundialmente como o maior polo fabricante de cadeados e fechaduras da América Latina, fornecendo esses produtos para toda a América do Sul. Mas, a indústria metal mecânica da região não produz só cadeados e fechadura, elas também produzem máquinas e equipamentos industriais, além de peças, que são confeccionadas aqui para diversos produtos. São cerca de sete mil empregos diretos gerados pelo setor.


(Foto: Pexels)

O crescimento econômico em equilíbrio com a preservação da natureza é um convite aos turistas, com suas cachoeiras, trilhas e montanhas. Além disso, a cidade tem uma história única: é a única do Brasil criada por decreto real de D.João VI e está localizada exatamente no centro do estado. O ponto geodésico fica na Praça Getúlio Vargas. O acervo histórico enorme, na Fundação D. João VI também é um legado que merece ser conhecido por todos.

Cidade resiliente

Em 2023, foi registrado o 12º ano da maior tragédia climática registrada no Brasil. Na madrugada de 12 de janeiro de 2011, a quantidade de chuva que caiu sobre a Região Serrana, provocou deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, que arrastaram casas, prédios e ceifaram mais de 900 vidas. Quase metade das mortes registradas na ocasião foram em Nova Friburgo, que amargou a perda de 442 vidas, oficialmente. Além de ser a cidade que mais perdeu vidas na tragédia, também foi a mais prejudicada na economia, já que atingiu diversas empresas e comércios.

A pandemia da Covid-19 também teve forte impacto em Nova Friburgo que perdeu 1.014 vidas para o coronavírus. O primeiro caso de Covid-19 foi registrado em Nova Friburgo no dia 3 de abril de 2020. Desde então, a cidade contabilizou 42.869 exames positivos para a Covid-19. Setores econômicos também sofreram com os diversos decretos com restrições de funcionamento para evitar a disseminação da doença, até a chegada da vacina, que possibilitou a abertura gradual dos setores. 

Com os imunizantes, houve a queda no número de casos e também a diminuição de casos graves da doença.  E, hoje, com o fim do estado de emergência em saúde, a cidade comemora seus 205 anos com festa, desfile cívico e toda a economia em pleno funcionamento.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: