Entidades do comércio e prefeitura discutem interdição da Rua Monte Líbano

Via terá palco para atrações musicais durante a folia. Reunião abordou impactos a comerciantes e moradores
quarta-feira, 31 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

Em reunião na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) na manhã de segunda-feira, 29, representantes da Prefeitura de Nova Friburgo e empresários do comércio estabelecidos na Rua Monte Líbano conversaram sobre interdição da via ao tráfego de veículos e detalhes dos eventos que serão realizados no local durante o Carnaval. 

No encontro, os empresários relataram episódios ocorridos no ano passado que geraram problemas para o comércio e apresentaram sugestões para melhorar a organização da festa. O secretário de Turismo, Renan da Silva Alves; o subsecretário, Ozório Junior Tardin da Silva, e o assessor João Fernandes, da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, se comprometeram a avaliar as reivindicações apresentadas.

De antemão, ficou combinado que a prefeitura começará a montagem de palco e camarim dos artistas na Rua Monte Líbano na próxima quarta-feira, 7 de fevereiro, por volta das 9h. Os shows na rua acontecerão de sexta-feira, 9, a terça-feira, 13, a partir das 20h30, sendo o último a partir das 23h30; e que no período o fechamento da via para o trânsito se dará às 16h. 

O secretário de Turismo revelou que o palco ocupará a extensão da Rua Monte Líbano em frente ao edifício Trade Center, com liberação das calçadas dos dois lados. De acordo com Renan Alves, assim como em 2023, o palco bloqueará naquele trecho o fluxo dos veículos, que no entanto terão permissão para circular no início e no final da rua enquanto ela estiver aberta. 

Renan Alves informou ainda que neste ano o Carnaval de Nova Friburgo contará com número superior de banheiros públicos e 120 seguranças contratados pela prefeitura para atuar em conjunto com a Polícia Militar.

“A coordenação do Carnaval é bastante complexa, e sabemos que não vamos agradar a todo mundo. Então nos esforçamos para ouvir os setores e reduzir as dificuldades, com estrutura e planejamento. Como um dos lugares da cidade de maior movimento durante a folia, a Rua Monte Líbano ganha atenção especial. Desde o ano passado, tentamos instituir horários para encerramento dos shows”, ressaltou.

Entre as propostas dos donos de lojas, bares e restaurantes debatidas na reunião, que o secretário de Turismo se dispôs a analisar, está a instalação de caixas de som espalhadas ao longo da rua, com objetivo de evitar excesso de barulho numa área concentrada.

O presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende, que cedeu a sede das entidades para o encontro, solicitou aos representantes do governo municipal empenho na comunicação das mudanças e na sinalização de todas as vias que sofrerem alterações em função do Carnaval, para não prejudicar demais a rotina do comércio, dos moradores, e também o deslocamento dos turistas.

“Entendemos a importância do Carnaval para Nova Friburgo. Pedimos, porém, que haja ordenação do trânsito, por exemplo, com placas indicando caminhos alternativos para os motoristas onde as ruas forem interditadas. Não podemos nos esquecer de que profissionais continuam a trabalhar e moradores e turistas precisam se locomover sem transtornos durante o feriadão de carnaval”, destacou Braulio.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: