Energisa orienta sobre perigo de chuvas, ventos e raios

Água e eletricidade não combinam. Por isso, é fundamental alertar sobre os cuidados para prevenir acidentes
quinta-feira, 28 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação/Energisa)
(Foto: Divulgação/Energisa)

Uma frente fria acoplada a um ciclone trouxe chuva desde a noite de terça-feira, 26, em Nova Friburgo. Em pontos isolados, a intensidade foi maior e acompanhada de raios. Essa mesma condição climática deve permanecer na Região Serrana nesta quinta-feira, 28, e na sexta, 29. Já no fim de semana prolongado de ano-novo há possibilidade de novos temporais.

Por isso, este é o período em que o número de ocorrências com a rede de energia pode aumentar. Isso porque as chuvas com ventos fortes podem provocar quedas de árvores sobre residências, estabelecimentos comerciais e até mesmo na rede elétrica, partindo os cabos, por exemplo. “Uma das principais recomendações da concessionária de energia elétrica Energisa é manter distância de fios soltos na rua e comunicar imediatamente à distribuidora, pois o cabo pode estar energizado e causar grave acidente”, explica o gerente de Construção e Manutenção da concessionária, Anderson Rabelo.

Victor Rispoli, gerente de Operações da Energisa, acrescenta que “as equipes técnicas foram treinadas para enfrentar emergências. Simulamos situações críticas, definimos as responsabilidades para atuarmos com agilidade e segurança, minimizando os impactos se algo vier a acontecer. Torcemos sempre para que nada aconteça, mas precisamos estar sempre preparados para todas as situações”, observa Victor. 

População também deve ficar atenta

Vale reforçar que água e eletricidade não combinam. Por isso é fundamental alertar a população sobre os cuidados para a prevenção de acidentes, principalmente nesta época do ano. Afinal, com eletricidade não se brinca. Apenas profissionais qualificados podem mexer na rede elétrica. Para ajudar a garantir a segurança, a concessionária de energia enumerou dicas preventivas para dias chuvosos. Confira:  

  • Mantenha-se em local seguro e evite atividades ao ar livre;

  • retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;  

  • nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;  

  • deixe para carregar o celular ou computador em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios;  

  • os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;  

  • sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio;  

  • não utilize chuveiro, torneira elétrica, secador, chapinha etc. durante temporais;

  • quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;  

  • evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele; 

  • não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;  

  • se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;  

  • e não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados. Mantenha distância.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: