Energisa inscreve para ocupação gratuita da Usina Cultural

Resultados da primeira seleção serão divulgados no próximo dia 30; edital selecionará novos projetos a cada trimestre
quarta-feira, 10 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

O Instituto Energisa está com inscrições abertas para ocupação gratuita de centros culturais da organização neste ano: um deles é a Usina Cultural Energisa de Nova Friburgo (Praça Getúlio Vargas, 55). O edital é voltado para profissionais e atores das artes culturais e tem o objetivo de promover maior integração entre as entidades e a sociedade, fomentando o desenvolvimento cultural regional através de experiências interativas e transformadoras. Em 2023, o Instituto Energisa realizou 429 atividades com as mais diversas linguagens para cerca de 70 mil pessoas.

Neste ano, a iniciativa traz algumas novidades no regulamento. O edital ficará aberto durante todo este ano e, a cada três meses, uma comissão selecionará os projetos inscritos no período para a montagem da programação. Essa medida ajudará a promover a rotatividade e aumentando a pluralidade dos centros culturais. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do preenchimento do formulário no link.

“Estamos entusiasmados com a variedade de propostas que esperamos receber e acreditamos que este edital contribuirá significativamente para o enriquecimento cultural das comunidades envolvidas. Queremos tornar os espaços culturais geridos pelo instituto ainda mais acessíveis para artistas e profissionais da área, com uma programação plural e diversa. Nosso compromisso é fortalecer as expressões culturais regionais e promover interações significativas nestas regiões”, afirma Delania Cavalcante, coordenadora de Investimento Social do Grupo Energisa.

Inovação, pluralidade, acessibilidade, relevância conceitual, abrangência de público, fomento a novos talentos e originalidade são alguns dos critérios de seleção do edital, que receberá projetos nas áreas de Artes Cênicas, Cinema, Exposições, Inovação e Música. Os resultados da primeira seleção serão divulgados no próximo dia 30. O regulamento está disponível no link, e traz mais detalhes sobre o cronograma de divulgação de resultados, processo de inscrição, condições de participação entre outros fatores.

Em Nova Friburgo, a Usina Cultural Energisa é um espaço ideal para receber os artistas e incrementar a cultura local. Da concepção e ensaios até a apresentação, o espetáculo “Não é tão preto no branco”, por exemplo, foi inteiramente produzido na Usina Cultural Energisa, conta o produtor cultural João Leonardo de Almeida, idealizador do projeto. “A aprovação neste edital foi fundamental para que o espetáculo existisse. Temos carência de teatros na cidade, e a usina forneceu toda a estrutura de iluminação, sonorização, camarins e de funcionários que precisávamos durante todo o processo de criação e execução. O edital tem uma característica fundamental que é oferecer uma casa para que a arte possa acontecer nas cidades”, compartilha.

Criado em 2022, o Instituto Energisa tem como missão fortalecer as potências locais e promover a troca de conhecimento inter-regional, valorizando e integrando as diferentes culturas que compõem a rede de localidades atendidas pelo Grupo Energisa. Desde então, o Instituto apoiou projetos culturais em dez estados (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Sergipe, Tocantins, Rondônia, Acre e São Paulo) e recebeu investimentos de R$ 22 milhões.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: