Endureco terá nova edição neste sábado

Neste ano, o cenário escolhido será o Parque Estadual dos Três Picos, com a Travessia Vale dos Deuses / Vale dos Frades
sexta-feira, 22 de setembro de 2023
por Vinicius Gastin
Endureco desafia a inteligência e a resistência dos participantes em mais uma edição (Fotos: Divulgação)
Endureco desafia a inteligência e a resistência dos participantes em mais uma edição (Fotos: Divulgação)

Contemplar a natureza, desafiar a própria resistência e sentir a sensação de prazer que só mesmo o esporte é capaz de proporcionar. São alguns dos ingredientes que irão compor mais uma edição do Endureco, neste sábado, 23. Neste ano, o cenário escolhido será o Parque Estadual dos Três Picos, com a Travessia Vale dos Deuses / Vale dos Frades. A intensidade é considerada média / pesada, para um percurso total de 18 quilômetros. São aceitas equipes com duas a até dez pessoas.

No desafio do enduro a pé, o percurso pré-determinado prioriza elementos como organização e resistência física para superar obstáculos em estradas, trilhas, riachos e montanhas. O objetivo é alcançar o tempo mais próximo possível do ideal estabelecido, onde não basta ser o mais veloz entre os competidores. A organização fornece velocidades médias e distâncias entre referências que constam na planilha, e desta forma a equipe pode calcular o tempo exato de passagem em cada ponto.  

A expectativa é reunir dezenas de pessoas no rally de regularidade este ano. As equipes pré-montadas, com participantes a partir de 16 anos, terão o auxílio de uma planilha de navegação e uma bússola. Nos PCs (Postos de Controle), que estarão ao longo do percurso, são feitos os controles e monitoramento de cada equipe. Quem erra menos e mantém velocidade constante possui mais chances de sair vitorioso. Passar atrasado ou adiantado nos PC’s representa acúmulo de penalizações. Ou seja: vence a competição a equipe que concluir todo o percurso com a pontuação mais próxima de zero.

A inscrição inclui, dentre outros benefícios, transporte de ida e volta, Guia credenciado, lanche de trilha (com isotônico, frutas, chocolate, amendoim, energético e sanduíche), seguro de acidentes e um brinde oferecido pela organização do evento. Mais informações pelo telefone (22) 99215-9000 ou pelo site www.4x4cantosecoturismo.com.br/.

O Parque dos Três Picos reúne um conjunto de montanhas, com 2.366 metros acima do nível do mar, sendo o ponto culminante de toda a Serra do Mar. O maior parque estadual do Estado do Rio de Janeiro abrange cinco municípios diferentes, com 65.113 hectares.

Rio consegue resultado histórico nos Jogos da Juventude

Pela primeira vez desde a criação dos Jogos da Juventude, em 2000, o Estado do Rio de Janeiro terminou em segundo lugar no quadro geral de medalhas, na edição de 2023, em Ribeirão Preto-SP. Foram 65 ao todo, com 24 de ouro, 21 de prata, 20 de bronze conquistadas pelo TimeRJ.

No quadro geral, São Paulo ficou com o lugar mais alto do pódio com 45 medalhas de ouro, 36 de prata e 26 de bronze, totalizando 107. E Santa Catarina fechou o pódio, com 22 de ouro, 19 de prata, 31 de bronze e 72 no total. Campeão de 2022, Paraná terminou na quarta colocação, com 55 medalhas, sendo 16 de ouro, 18 de prata e 21 de bronze.

Para conseguir o lugar inédito no pódio, a delegação do Rio teve vitórias fundamentais no último dia da competição, no fim de semana, em três modalidades: vôlei masculino, handebol feminino e basquete masculino.

  • Momento de confraternização também é um dos pontos altos da prova

    Momento de confraternização também é um dos pontos altos da prova

  • Dezenas de participantes são aguardados, passando por cenários deslumbrantes

    Dezenas de participantes são aguardados, passando por cenários deslumbrantes

  • Parte da Praça do Cadima Shopping vai se transformar em uma arena esportiva de lutas. No próximo domingo, 24, a partir das 12h, será  promovida a Copa Free Combat de Jiu-Jítsu, reunindo dezenas de atletas e fãs da arte suave. Serão 46 lutas casadas, com combates reunindo lutadores amadores e profissionais do Estado do Rio de Janeiro. No entanto, a programação começa já nesta sexta-feira, 22, com aulas abertas de defesa pessoal, às 11h, boxe, às 14h30 e muay thai, às 18h30. No sábado, 23, a primeira aula aberta será às 11h, também de muay thai, e às 19h, de MMA (sparring). Para participar das aulas basta levar um litro de leite.

    Parte da Praça do Cadima Shopping vai se transformar em uma arena esportiva de lutas. No próximo domingo, 24, a partir das 12h, será promovida a Copa Free Combat de Jiu-Jítsu, reunindo dezenas de atletas e fãs da arte suave. Serão 46 lutas casadas, com combates reunindo lutadores amadores e profissionais do Estado do Rio de Janeiro. No entanto, a programação começa já nesta sexta-feira, 22, com aulas abertas de defesa pessoal, às 11h, boxe, às 14h30 e muay thai, às 18h30. No sábado, 23, a primeira aula aberta será às 11h, também de muay thai, e às 19h, de MMA (sparring). Para participar das aulas basta levar um litro de leite.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: