Empregos em Friburgo: indústria é responsável pela maioria das vagas criadas este ano

De acordo com a plataforma Retratos Regionais, da Firjan, de janeiro a outubro, o setor gerou cerca de 55% das novas contratações
sexta-feira, 08 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Análise feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a partir da plataforma Retratos Regionais, mostra que de janeiro a outubro deste ano, Nova Friburgo gerou 1.125 novos postos de trabalho, sendo a Indústria (+ 626 vagas), o setor que liderou as contratações no município, seguido de Serviços (+ 256) e Comércio (+ 240).

Os dados agregados de todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária) apontam ainda que somente em outubro o município gerou 356 novas vagas de emprego, também com destaque para o Comércio (+ 260 postos de trabalho) e a Indústria (+ 143). Já o setor de Serviços fechou o mês com saldo negativo: - 52 vagas.

“Esses números positivos da Indústria reforçam a potência do setor, que contribuiu significativamente para que a cidade mantivesse seu saldo positivo de empregos. Isso demonstra que a união faz a força e que todo o trabalho realizado pela Firjan para a melhoria do ambiente de negócios, a qualificação da mão de obra especializada e a busca por soluções tecnológicas, criativas e sustentáveis têm trazido bons resultados para o desenvolvimento econômico”, aponta Márcia Carestiato Sancho, presidente da representação regional da Firjan no Centro-Norte Fluminense. 

Estado criou 18.803 empregos em outubro

Ainda de acordo com análise feita pela Firjan, outubro foi o mês que registrou o segundo melhor desempenho do mercado de trabalho fluminense neste ano, atrás apenas do resultado de agosto.

O maior volume de vagas criadas em outubro no Estado do Rio de Janeiro foi observado no setor de Serviços (+ 10.265). A atividade de Seleção, Agenciamento e Locação de Mão de Obra (+ 1.292) apresentou o melhor desempenho no setor. Com a proximidade do fim de ano e o aumento de demanda, atividades de todos os setores econômicos buscam trabalhadores temporários e esse segmento de Seleção, Agenciamento e Locação de Mão de Obra engloba justamente os negócios que realizam a intermediação entre empresas e empregados. Na sequência, aparecem Serviços para Edifícios e Atividades Paisagísticas (+ 1.078) e Alimentação (+ 1.059). 

O setor industrial, que contempla as indústrias de Transformação, Extrativa, Construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública, aparece em seguida, com 5.202 novos empregos com carteira assinada. Além da Construção (+ 2.328 vagas), que segue em destaque no estado, os principais contratantes foram Coleta, Tratamento e Disposição de Resíduos (+ 841), Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos (+ 792) e Fabricação de Produtos de Metal (+ 531).

O Comércio, por sua vez, criou 3.935 postos de trabalho formais, puxado pelas contratações em hipermercados e supermercados (+ 867) e vestuário e acessórios (+ 739). Já a Agropecuária (- 599) foi a única grande atividade econômica a encerrar vínculos de emprego no Estado do Rio em outubro.

Entre os 92 municípios fluminenses, 75 apresentaram saldo positivo no décimo mês do ano. A capital (+ 10.733) respondeu pela maior parte do saldo, seguida por Macaé (+ 1.028), Duque de Caxias (+ 998), Itaboraí (+ 491) e Paraíba do Sul (+ 385). Na análise por porte, as micro e pequenas empresas responderam por 12.138 novas vagas de empregos formais. Já as médias e grandes empresas registraram 6.665 novos contratos de trabalho - o melhor desempenho desde março.

Com o resultado de outubro, o Estado do Rio acumula 141.981 novos empregos com carteira assinada em 2023 - saldo inferior em relação ao mesmo período do ano passado (175.829).

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: