Emaranhados de cabos continuam poluindo o visual

Além de esteticamente feios, muitos dos fios em desuso se arrebentam e ficam pendurados, causando riscos de incêndios na rede
terça-feira, 22 de agosto de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Os mutirões de limpeza nos postes para retirada de cabos irregulares e em desuso continuam acontecendo no centro e em alguns bairros de Nova Friburgo. Mas, como esse tipo de cenário está presente em muitas ruas, a ação ainda deve levar um bom tempo para que a limpeza aconteça em todo o município. A equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA flagrou, na semana passada, um cabo rompido e pendurado na Rua Fernando Bizzotto, no Centro. Os fios arriados atingiram veículos estacionados naquela via. Mas esse problema não é exclusividade dessa rua. Em várias outras, frequentemente, acontece o mesmo.

Apesar de ser de responsabilidade das empresas de telecomunicações a manutenção de seus cabos de acordo com as normas técnicas, em limpeza, organização e retirada de fios em excesso, a concessionária de energia elétrica de Nova Friburgo Energisa, junto com a Câmara Municipal e a prefeitura, tem promovido desde o ano passado, vários mutirões de limpeza para retirada dos cabos de internet, telefonia fixa e TVs a cabo que não estão mais sendo utilizados. 

Ainda de acordo com a concessionária de energia elétrica, somente no ano passado, foram realizados 13 mutirões de limpeza em Nova Friburgo, por meio dos quais foram retiradas mais de uma tonelada e meia de cabos mortos (em desuso). A ação visa também conscientizar as próprias empresas prestadoras de serviços a retirarem da rede aérea nos postes os cabos que forem desligados.  

Neste ano, desde março, já foram realizadas dez ações de limpeza e estão previstas, pelo menos, outras três, que deverão acontecer em 17 de setembro, 8 de outubro e 12 de novembro. Em nota, a empresa lembrou ainda que faz o acompanhamento dos mutirões das empresas de telecomunicações para reordenação e retirada de fios irregulares e em desuso nos postes, além de fiscalizar as mesmas. 

“Essas ações são de extrema importância, pois equipamentos de internet e fios de telefonia fora de padrão podem causar risco à população, como incêndios na rede e consequentemente interrupção no fornecimento de energia. O mutirão reúne as empresas de telecomunicações, a Energisa e os órgãos municipais competentes”, informou ontem, 21, a concessionária de energia elétrica.  

A Energisa acrescentou também que “tem fiscalizado as empresas de telecomunicações e realizado as notificações legais, encaminhando as situações críticas às agências nacionais de Energia Elétrica (Aneel) e de Telecomunicações (Anatel), que regulamentam essa atividade conjuntamente.”

A ação também cumpre uma lei municipal de autoria do vereador Wellington Moreira, aprovada e sancionada pelo Poder Legislativo municipal, que determina a retirada dos fios da rede elétrica, telefonia e internet que não estão em uso e contribuem para a poluição visual da cidade.

  • (Foto: Leitor)

    (Foto: Leitor)

  • (Foto: Leitor)

    (Foto: Leitor)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: