Educação do Amanhã e encontros pedagógicos no Rio de Janeiro

Mais de 15 mil professores foram convidados a participar do projeto, que também foi realizado em Nova Friburgo
terça-feira, 12 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) está promovendo mais de 100 encontros pedagógicos com professores da rede estadual em todas as regiões do estado do Rio de Janeiro. O evento é realizado em parceria com o Grupo Eureka, especializado na construção de soluções educacionais para a melhoria da aprendizagem de estudantes da rede pública.

Os encontros pedagógicos integram o projeto Educação do Amanhã, uma iniciativa da Seeduc-RJ que visa fortalecer as ações de recomposição das aprendizagens para o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

A pandemia de covid-19, associada à falta de acesso à tecnologia e às dificuldades com o ensino remoto, intensificou os desafios historicamente enfrentados pelas redes brasileiras de educação pública. A recomposição da aprendizagem tornou-se uma prioridade na agenda educacional ao buscar o desenvolvimento de habilidades e competências não consolidadas pelos estudantes em anos anteriores.

Além dos encontros pedagógicos, o Projeto Educação do Amanhã distribuirá 5,4 milhões de livros paradidáticos e literários aos estudantes da rede. Professores e alunos também terão acesso à plataforma educacional digital chamada e-Rio, que oferece suporte pedagógico com diversos recursos para aprofundamento e conteúdos complementares aos livros impressos.

Mais de 15 mil professores da rede pública de ensino do Rio de Janeiro foram convidados a participar desses encontros pedagógicos que vão acontecer em todas as regionais de ensino. Os educadores da região metropolitana do Rio de Janeiro estarão concentrados na cidade de Niterói. Os demais estão distribuídos em: Volta Redonda receberá os participantes da região Sul Fluminense; Campos dos Goytacazes será a cidade para o Norte Fluminense; Itaperuna para o Noroeste Fluminense; Cabo Frio para a Baixada Litorânea (Região dos Lagos); Valença para o Centro Sul; Petrópolis para Serrana 1; e Nova Friburgo para Serrana 2.

Em Nova Friburgo, os encontros pedagógicos foram realizados na Universidade Estácio de Sá, de 4 a 8 de março. 

Durante todo o ano letivo de 2024, a rede estadual de ensino receberá apoio para a utilização desses materiais pedagógicos e mais encontros vão acontecer ao longo do ano.

Sobre o projeto

O Educação do Amanhã traz soluções educacionais para fortalecer e contribuir com a Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Ele contempla materiais paradidáticos customizados nos formatos de conteúdos físicos e digitais, uma Plataforma Educacional Digital com diversos objetos educacionais, e ferramentas específicas para professores e estudantes. Para garantir a efetividade dessas soluções educacionais na sala de aula, os Encontros Pedagógicos e webinários serão realizados ao longo de 2024, além de visitas técnicas para apoio às regionais e unidades de ensino. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: