Dieta detox após as festas de fim de ano

Saiba o que é e como funciona o suco detox
sexta-feira, 19 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
Dieta detox após as festas de fim de ano

Ano Novo, vida nova. Mas, alguns hábitos nada têm de novo, entre eles a comilança no Natal e réveillon. Afinal, quem não exagera nas festas de fim de ano? Impossível resistir a panetones, rabanadas, tortas, receitas de peru, tender, acompanhamentos calóricos como a maionese, bebidas alcoólicas entre outros petiscos próprios da época. 

Bom, e quando essa temporada passa? O que fazer para desintoxicar o organismo, dar uma “faxinada” no corpo? Hora de recorrer à dieta detox e começar o ano com hábitos saudáveis. As dicas aqui não resolvem sozinhas o consumo de bebidas e alimentos em excesso, mas ajudam. Para ter uma orientação correta e completa procure um médico ou nutricionista.

O que é detox e como fazer

A dieta detox, ou dieta de desintoxicação, é uma dieta de curto prazo que tem o objetivo de estimular o fígado a eliminar toxinas, melhorar a circulação sanguínea, descansar os órgãos (através do jejum), promover a eliminação de toxinas através do suor, fezes e urina e fornecer nutrientes saudáveis ao corpo.

Há vários tipos dessa dieta. Algumas consistem em um período de jejum ou ingestão de líquidos (sucos de frutas e água). Outras incluem alimentos como frutas e vegetais, podendo também ser incluídos chás, ervas e suplementos.

Sobre detox natural. Nosso corpo é frequentemente exposto a toxinas e, na maioria das vezes, ele pode removê-las sem ajuda adicional. Por isso, manter um estilo de vida mais ativo e saudável auxilia nesse processo e traz benefícios para o corpo. Também recomenda-se dormir bem durante a noite e beber bastante água.

A dieta detox é segura, desde que feita da maneira correta e com acompanhamento profissional de um nutricionista para equilibrar sua dieta de acordo com suas necessidades nutricionais. Ao começar a fazer detox, a primeira coisa que você deve fazer é reduzir a carga de toxinas em seu corpo, eliminando café, álcool, açúcares refinados, cigarros e gorduras saturadas, que agem como toxinas no corpo. 

O estresse é outra coisa que influencia muito em nossa saúde. Por exemplo, quando estamos alterados  fazemos com que o corpo libere hormônios do estresse em nosso sistema. Quando em excesso, o estresse cria toxinas e reduz as enzimas de desintoxicação do fígado. Seguem algumas sugestões de suco detox:

Verde

Ingredientes: 2 xícaras de folhas de espinafre / uma mão de folhas e caules de salsa / 1 maçã verde média sem caroço / 1 pepino grande sem semente / pedaço bem pequeno de gengibre / 1 limão médio.

Preparo: lave todos os ingredientes / corte a maçã, pepino e gengibre em pequenos pedaços / descasque o limão, corte em pedaços e tire as sementes, reserve metade do limão / bata tudo / experimente a mistura e adicione o limão reservado, se ele não estiver ácido / se o suco ficar azedo, adicione maçãs sem caroço ou cenouras com casca.

Red Zinger

Ingredientes: 2 limões / 2 cenouras / 2 maçãs / 2 beterrabas.

Preparo: lave bem todos os ingredientes e corte-os em pedacinhos / descasque todos eles e coloque-os no liquidificador / em seguida, é só bater e consumir. 

Com laranja

Ingredientes: 2 maçãs médias / 3 talos de aipo / 1 laranja descascada / 2 peras médias / 1 batata-doce cozida e descascada.

Preparo: lave bem todos os ingredientes / corte as frutas e os vegetais em pequenos pedaços / remova todas as cascas / coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata e beba.

Feliz 2024, em paz e com saúde! 

(Fonte: www.nsctotal.com.br) 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: